sicnot

Perfil

Mundo

Primeira Super Lua do ano é no sábado

A primeira Super Lua do ano ocorre no sábado, quando o satélite natural da Terra, em fase de Lua cheia, parece maior do que o habitual quando está próximo do horizonte.

Reuters

O fenómeno da Super Lua acontece praticamente todos os anos, mais do que uma vez, quando há Lua cheia e a diferença entre os seus instantes e os do perigeu (ponto da órbita da Lua que fica mais perto da Terra) é menor do que um dia e oito horas.

Em 2015, as Super Luas são no sábado, a 28 de setembro e a 27 de outubro.

A "mais favorável" para observar será, contudo, a de 28 de setembro, em que a diferença entre os instantes do perigeu e da Lua cheia é mais curta, de apenas 66 minutos, indica o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) no seu portal.

A Lua cheia ocorre quando há um alinhamento do tipo Sol--Terra--Lua.

Devido à variação da distância Lua-Terra no perigeu, "nem todas as Super Luas têm o mesmo tamanho aparente e brilho", lembra o OAL.

Na Super Lua de sábado, a distância Lua-Terra no perigeu é 358.289,811 quilómetros, enquanto na de setembro é 356.876,768 quilómetros e na de outubro 358.463,475 quilómetros. Isto acontece porque a órbita da Lua não é circular, é elíptica.

A melhor ocasião para observar a Super Lua é quando a Lua está perto do horizonte, "na altura do seu nascimento, pois ocorre um efeito extra de ampliação", assinala o OAL.

Porém, ressalva, o aumento do tamanho da Lua no horizonte é uma ilusão ótica "produzida por razões ainda não totalmente compreendidas pelos astrónomos e psicólogos".

No sábado, a Lua nasce (aparece no horizonte) às 19:59 (hora de Lisboa), mas os instantes de Lua cheia, quando há um alinhamento do tipo Sol--Terra--Lua, surgem minutos antes, às 19:35. O perigeu lunar é às 16:21 de domingo

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.