sicnot

Perfil

Mundo

Primeira Super Lua do ano é no sábado

A primeira Super Lua do ano ocorre no sábado, quando o satélite natural da Terra, em fase de Lua cheia, parece maior do que o habitual quando está próximo do horizonte.

Reuters

O fenómeno da Super Lua acontece praticamente todos os anos, mais do que uma vez, quando há Lua cheia e a diferença entre os seus instantes e os do perigeu (ponto da órbita da Lua que fica mais perto da Terra) é menor do que um dia e oito horas.

Em 2015, as Super Luas são no sábado, a 28 de setembro e a 27 de outubro.

A "mais favorável" para observar será, contudo, a de 28 de setembro, em que a diferença entre os instantes do perigeu e da Lua cheia é mais curta, de apenas 66 minutos, indica o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) no seu portal.

A Lua cheia ocorre quando há um alinhamento do tipo Sol--Terra--Lua.

Devido à variação da distância Lua-Terra no perigeu, "nem todas as Super Luas têm o mesmo tamanho aparente e brilho", lembra o OAL.

Na Super Lua de sábado, a distância Lua-Terra no perigeu é 358.289,811 quilómetros, enquanto na de setembro é 356.876,768 quilómetros e na de outubro 358.463,475 quilómetros. Isto acontece porque a órbita da Lua não é circular, é elíptica.

A melhor ocasião para observar a Super Lua é quando a Lua está perto do horizonte, "na altura do seu nascimento, pois ocorre um efeito extra de ampliação", assinala o OAL.

Porém, ressalva, o aumento do tamanho da Lua no horizonte é uma ilusão ótica "produzida por razões ainda não totalmente compreendidas pelos astrónomos e psicólogos".

No sábado, a Lua nasce (aparece no horizonte) às 19:59 (hora de Lisboa), mas os instantes de Lua cheia, quando há um alinhamento do tipo Sol--Terra--Lua, surgem minutos antes, às 19:35. O perigeu lunar é às 16:21 de domingo

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17