sicnot

Perfil

Mundo

Guterres apela à criação urgente de centros para refugiados na UE

António Guterres apela à criação urgente de centros de acolhimento para refugiados na União Europeia. O alto comissário das Nações Unidas para os refugiados e o ministro francês do Interior estiveram reunidos em Genebra.

© Mohamed Azakir / Reuters

António Guterres insistiu na necessidade de acelerar questões como a receção, o registo e a instalação dos milhares de migrantes e refugiados que chegam à europa diariamente.

Deixou um apelo à comunidade para mostrar maior generosidade com os refugiados sírios e realçou que a Europa tem capacidade para responder à crise, desde que a responsabilidade seja conjunta.

O político francês diz que nos centros de acolhimento deve ser feita uma triagem entre os migrantes com estatuto de refugiado e os que imigram por motivos económicos.

Bernard Cazeneuve defendeu que os que imigram por questões económicas devem retornar aos seus países de origem.

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos poucos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.