sicnot

Perfil

Mundo

Guterres apela à criação urgente de centros para refugiados na UE

António Guterres apela à criação urgente de centros de acolhimento para refugiados na União Europeia. O alto comissário das Nações Unidas para os refugiados e o ministro francês do Interior estiveram reunidos em Genebra.

© Mohamed Azakir / Reuters

António Guterres insistiu na necessidade de acelerar questões como a receção, o registo e a instalação dos milhares de migrantes e refugiados que chegam à europa diariamente.

Deixou um apelo à comunidade para mostrar maior generosidade com os refugiados sírios e realçou que a Europa tem capacidade para responder à crise, desde que a responsabilidade seja conjunta.

O político francês diz que nos centros de acolhimento deve ser feita uma triagem entre os migrantes com estatuto de refugiado e os que imigram por motivos económicos.

Bernard Cazeneuve defendeu que os que imigram por questões económicas devem retornar aos seus países de origem.

  • Enfermeiros especialistas em saúde materna retomam protesto 

    País

    Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia voltam quinta-feira de manhã a interromper as funções especializadas, o que pode afetar blocos de parto e maternidades. Queixam-se de "falta de resposta política adequada" e "ausência de acordos sérios".

  • Reis de Espanha enviam mensagem para funeral das vítimas portuguesas
    0:52
  • Cristas vaiada em bairro de Chelas
    1:44

    Autárquicas 2017

    Assunção Cristas promete mudanças na Gebalis, a empresa municipal que gere os bairros sociais em Lisboa. Esta manhã, a candidata do CDS à câmara visitou um bairro de Chelas, onde foi vaiada por alguns populares.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • "Em vez de ajudarem, estavam a tirar fotos dela a morrer"
    1:13