sicnot

Perfil

Mundo

Guterres apela à criação urgente de centros para refugiados na UE

António Guterres apela à criação urgente de centros de acolhimento para refugiados na União Europeia. O alto comissário das Nações Unidas para os refugiados e o ministro francês do Interior estiveram reunidos em Genebra.

© Mohamed Azakir / Reuters

António Guterres insistiu na necessidade de acelerar questões como a receção, o registo e a instalação dos milhares de migrantes e refugiados que chegam à europa diariamente.

Deixou um apelo à comunidade para mostrar maior generosidade com os refugiados sírios e realçou que a Europa tem capacidade para responder à crise, desde que a responsabilidade seja conjunta.

O político francês diz que nos centros de acolhimento deve ser feita uma triagem entre os migrantes com estatuto de refugiado e os que imigram por motivos económicos.

Bernard Cazeneuve defendeu que os que imigram por questões económicas devem retornar aos seus países de origem.

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.