sicnot

Perfil

Mundo

Trump reforça vantagem entre candidatos republicanos

Donald Trump reforçou a vantagem entre os candidatos à nomeação republicana para as presidenciais de 2016 nos Estados Unidos, mas seria vencido pela democrata Hillary Clinton, apesar de esta ter perdido apoio, segundo uma sondagem divulgada hoje.

© Ben Brewer / Reuters

No confronto entre republicanos e democratas a vitória mais confortável sobre Trump seria no entanto de Joe Biden, o vice-presidente, que foi considerado nesta sondagem apesar de até ao momento não ter apresentado uma candidatura.

Donald Trump é o mais popular dos 17 candidatos às primárias do Partido Republicano, com 28% das intenções de voto.

O resultado é o mais alto registado até agora pelo magnata e representa uma subida de oito pontos percentuais em relação à anterior sondagem da Universidade Quinnipiac, realizada em julho.

O segundo republicano mais bem colocado é o neurocirurgião Ben Carson, com 12% de intenções de voto, seguido do ex-governador da Florida Jeb Bush e dos senadores Ted Cruz e Marco Rubio, cada um com 7%.

"Os restantes aspirantes republicanos parecem estar a desaparecer. Trump demonstra que não é necessário ser apreciado para ser o primeiro", considerou o diretor-adjunto do departamento de sondagens da universidade, Tim Malloy.

Do lado do Partido Democrata, o apoio a Hillary Clinton desceu dos 55% registados em julho para 45%, ao mesmo tempo que o seu principal concorrente à nomeação democrata, o senador Bernie Sanders, obteve o melhor 'score' até à data: 22%.

Mesmo não sendo candidato, Joe Biden obteve 18% das intenções de voto e é o democrata mais bem colocado numa confrontação entre republicanos-democratas, apresentando uma vantagem de oito pontos percentuais em relação a Donald Trump.

Se o adversário republicano fosse Jeb Bush, Biden venceria com seis pontos de vantagem, e se fosse Marco Rubio com três.

Hillary Clinton também sairia vencedora destes confrontos, embora com vantagens menores: mais quatro pontos que Trump, dois que Bush e um que Rubio.

A sondagem da Universidade Quinnipiac foi realizada entre 20 e 25 de agosto através de entrevistas telefónicas a 1.563 norte-americanos inscritos nas listas eleitorais e tem uma margem de erro de 2,5%.

Lusa

  • Trump quer expulsar todos os imigrantes ilegais dos EUA
    1:32

    Mundo

    O republicano Donald Trump, pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, promete deportar todos os imigrantes ilegais do país caso venha a ser eleito para a Casa Branca. Trump quer ainda anular os decretos que impedem a expulsão de filhos de imigrantes ilegais nascidos em solo norte-americano.

  • Casa nova de CR7 custou perto de 17 milhões de euros
    1:24

    Desporto

    Cristiano Ronaldo comprou uma casa nova. Fica em nova Iorque, na Trump Tower, edifício que pertence a Donald Trump, candidato à presidência dos Estados Unidos. O jogador português terá como vizinho o ator Bruce Willis. O craque português pagou 16,8 milhões de euros.

  • Donald Trump expulsa jornalista de conferência de imprensa
    0:34

    Mundo

    Mais uma conferência de imprensa, mais uma polémica com Donald Trump. Os seguranças expulsaram da sala um jornalista considerado impertinente. Jorge Ramos, de origem mexicana, questionou Trump para saber se quer deportar milhões de imigrantes ilegais ou construir um muro de 3000 quilómetros na fronteira com o México. Mais tarde, o jornalista e Donald Trump acabaram por se encontrar e conversar calmamente.

  • Carro do suspeito de rapto de Maelys fotografado por radar a alta velocidade
    1:16

    Mundo

    Praticamente um mês depois do desaparecimento de Maelys de Araújo, as autoridades francesas continuam a fazer buscas para tentar encontrar a menina lusodescendetnte de 9 anos. Entretanto, um jornal francês revelou que o carro do homem suspeito de rapto terá sido fotografado, por um radar, a alta velocidade na noite do desparecimento.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Icebergue com 5.800 quilómetros quadrados está a deslocar-se na Antártida

    Mundo

    Um icebergue gigante está a deslocar-se na Antártida em direção ao mar de Weddell segundo as imagens de satélite reveladas. Trata-se do A68, um icebergue quatro vezes maior que a cidade de Londres. Com cerca de 5.800 quilómetros quadrados e triliões de toneladas, A68 é um dos maiores icebergues conhecidos.