sicnot

Perfil

Mundo

Libertadas 163 crianças-soldado na República Centro-Africana

Um grupo de 163 crianças-soldado, incluindo cinco raparigas, foi hoje libertado pelas milícias cristãs 'anti-balaka' em Batafongo, na região oeste da República Centro-Africana, divulgou o Fundo da ONU para a Infância (UNICEF).

© Reuters Photographer / Reuter

No total, 645 crianças foram libertadas por grupos armados centro-africanos desde a assinatura de um acordo com a UNICEF em maio passado, referiu a agência das Nações Unidas, num comunicado divulgado em Libreville.

"Esta libertação é um sinal que a aplicação do compromisso assumido pelos chefes destes grupos, no âmbito de um processo de paz e de reconciliação, está num bom caminho", disse o representante em Bangui (capital centro-africana) da UNICEF, Muhamed Malick Fall.

Os chefes de oito grupos armados centro-africanos, incluindo as milícias 'anti-balaka' e os ex-rebeldes muçulmanos Séléka, assumiram o compromisso de libertar milhares de crianças-soldado em maio último, por ocasião de um Fórum para a reconciliação nacional realizado em Bangui.

"Esperamos ver outras centenas de crianças libertadas antes do final do ano", salientou o representante.

A violência sectária na República Centro-Africana que envolve os ex-rebeldes Séléka (maioritariamente da minoria muçulmana) e as milícias 'anti-balaka' (essencialmente cristãos, cuja religião é maioritária no país) causou milhares de mortos.

A UNICEF calcula que entre 6.000 e 10.000 crianças integram as fações armadas da República Centro-Africana, sendo utilizadas como combatentes, cozinheiros, estafetas e para fins sexuais.

Em 2014, o Fundo da ONU para a Infância e os seus parceiros conseguiram libertar 2.800 crianças que serviam os grupos armados naquele país.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..