sicnot

Perfil

Mundo

Merkel, Hollande e Putin consideram cimeira "nas próximas semanas"

Angela Merkel, François Hollande e Vladimir Putin, que falaram hoje por telefone, consideram "útil" a realização "nas próximas semanas" de uma cimeira dedicada à situação na Ucrânia, segundo a presidência francesa.

© Grigory Dukor / Reuters

A chanceler alemã e os chefes de Estado francês e russo fizeram "um ponto da situação sobre a aplicação das medidas adotadas (no acordo de paz) em Minsk" em fevereiro, anunciou a presidência francesa num comunicado.

"Reafirmaram o seu compromisso em relação ao 'formato Normandia' (envolvendo Merkel, Hollande, Putin e o presidente ucraniano) e ao processo que tem sido possível apenas devido aos contactos regulares neste contexto", indicou o Eliseu.

Uma reunião de François Hollande e Angela Merkel com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, na segunda-feira em Bruxelas, sem Putin, tinha suscitado interrogações sobre a razão da sua ausência, após um aumento da violência no leste separatista pró-russo da Ucrânia.

Prova de que o diálogo entre os vários dignitários prossegue para tentar acabar com a violência, Merkel, Putin e Hollande indicaram hoje "que uma nova cimeira no 'formato Normadia' poderá ser útil nas próximas semanas", segundo o mesmo comunicado.

Os três dirigentes "apoiam fortemente o apelo lançado para um cessar-fogo completo a partir de 01 de setembro, semana do regresso às aulas", adianta a presidência.

Também "evocaram a preparação das eleições na Ucrânia", escrutínio que consideram "um passo importante na aplicação das medidas de Minsk".

Os acordos de paz de Minsk 2, assinados em fevereiro, preveem a realização de eleições locais na zona do conflito ucraniano antes do final de 2015, em conformidade com a lei ucraniana e as normas internacionais.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.