sicnot

Perfil

Mundo

Merkel, Hollande e Putin consideram cimeira "nas próximas semanas"

Angela Merkel, François Hollande e Vladimir Putin, que falaram hoje por telefone, consideram "útil" a realização "nas próximas semanas" de uma cimeira dedicada à situação na Ucrânia, segundo a presidência francesa.

© Grigory Dukor / Reuters

A chanceler alemã e os chefes de Estado francês e russo fizeram "um ponto da situação sobre a aplicação das medidas adotadas (no acordo de paz) em Minsk" em fevereiro, anunciou a presidência francesa num comunicado.

"Reafirmaram o seu compromisso em relação ao 'formato Normandia' (envolvendo Merkel, Hollande, Putin e o presidente ucraniano) e ao processo que tem sido possível apenas devido aos contactos regulares neste contexto", indicou o Eliseu.

Uma reunião de François Hollande e Angela Merkel com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, na segunda-feira em Bruxelas, sem Putin, tinha suscitado interrogações sobre a razão da sua ausência, após um aumento da violência no leste separatista pró-russo da Ucrânia.

Prova de que o diálogo entre os vários dignitários prossegue para tentar acabar com a violência, Merkel, Putin e Hollande indicaram hoje "que uma nova cimeira no 'formato Normadia' poderá ser útil nas próximas semanas", segundo o mesmo comunicado.

Os três dirigentes "apoiam fortemente o apelo lançado para um cessar-fogo completo a partir de 01 de setembro, semana do regresso às aulas", adianta a presidência.

Também "evocaram a preparação das eleições na Ucrânia", escrutínio que consideram "um passo importante na aplicação das medidas de Minsk".

Os acordos de paz de Minsk 2, assinados em fevereiro, preveem a realização de eleições locais na zona do conflito ucraniano antes do final de 2015, em conformidade com a lei ucraniana e as normas internacionais.

Lusa

  • Partidos vão apresentar propostas alternativas à descida da TSU
    2:52

    TSU

    O Presidente da República defende a redução da Taxa Social Única mas deixa a porta aberta a outra via para compensar o aumento do salário mínimo. PCP e Bloco de Esquerda insistem que não pode haver contrapartidas que estimulem os salários baixos mas admitem outras formas de aliviar as empresas. À direita, também o CDS irá apresentar propostas.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.