sicnot

Perfil

Mundo

Merkel, Hollande e Putin consideram cimeira "nas próximas semanas"

Angela Merkel, François Hollande e Vladimir Putin, que falaram hoje por telefone, consideram "útil" a realização "nas próximas semanas" de uma cimeira dedicada à situação na Ucrânia, segundo a presidência francesa.

© Grigory Dukor / Reuters

A chanceler alemã e os chefes de Estado francês e russo fizeram "um ponto da situação sobre a aplicação das medidas adotadas (no acordo de paz) em Minsk" em fevereiro, anunciou a presidência francesa num comunicado.

"Reafirmaram o seu compromisso em relação ao 'formato Normandia' (envolvendo Merkel, Hollande, Putin e o presidente ucraniano) e ao processo que tem sido possível apenas devido aos contactos regulares neste contexto", indicou o Eliseu.

Uma reunião de François Hollande e Angela Merkel com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, na segunda-feira em Bruxelas, sem Putin, tinha suscitado interrogações sobre a razão da sua ausência, após um aumento da violência no leste separatista pró-russo da Ucrânia.

Prova de que o diálogo entre os vários dignitários prossegue para tentar acabar com a violência, Merkel, Putin e Hollande indicaram hoje "que uma nova cimeira no 'formato Normadia' poderá ser útil nas próximas semanas", segundo o mesmo comunicado.

Os três dirigentes "apoiam fortemente o apelo lançado para um cessar-fogo completo a partir de 01 de setembro, semana do regresso às aulas", adianta a presidência.

Também "evocaram a preparação das eleições na Ucrânia", escrutínio que consideram "um passo importante na aplicação das medidas de Minsk".

Os acordos de paz de Minsk 2, assinados em fevereiro, preveem a realização de eleições locais na zona do conflito ucraniano antes do final de 2015, em conformidade com a lei ucraniana e as normas internacionais.

Lusa

  • Curiosidades sobre o Mundial da Rússia
    3:08
  • Inocência e talento marcaram o 9.º dia de Mundial
    0:56
  • Ronaldo no País dos Sovietes: Algumas curiosidades
    1:54
  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • A queda aparatosa do selecionador do Brasil
    0:05
  • Dia de limpezas em Chaves após violenta tempestade
    2:44
  • Athanasia, uma mulher sem medo das alturas
    0:35

    Mundo

    É grega, chama-se Athanasia Athineau, tem 29 anos e pertence à unidade de forças especiais da Grécia. O salto que podemos ver é de 10 mil pés, mas Athanasia faz também saltos de 30 mil. Neste caso, caíu a uma velocidade de 250 quilómetros por hora antes de abrir o pára-quedas.

  • Talheres de Hitler vendidos por 14 mil euros

    Mundo

    Um conjunto de duas facas, três colheres e três garfos de prata, que pertencia a Adolf Hitler, foi vendido em Dorset, Inglaterra, pelo valor de 12.500 libras (aproximadamente 14.200 euros). O serviço de talheres foi criado no âmbito das celebrações do 50.º aniversário do ditador nazi.

    SIC