sicnot

Perfil

Mundo

Novo camião encontrado na Áustria com migrantes a bordo

A polícia austríaca informou hoje que deteve um cidadão romeno de 29 anos que transportava num camião 26 refugiados, entre os quais três crianças pequenas gravemente desidratadas.

© Heinz-Peter Bader / Reuters

"As três crianças pequenas tiveram de ser hospitalizadas (...) devido ao seu mau estado de saúde. Os médicos indicaram que foram tratadas por desidratação grave", indicou a polícia num comunicado citado pela agência France Presse.

A polícia intercetou o veículo na sexta-feira de manhã na localidade de Sankt Peter am Hart, perto da fronteira com a Alemanha, e deteve o motorista por tráfico de seres humanos, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

Os 26 refugiados, da Síria, Afeganistão e Bangladesh, estavam confinados a um espaço estreito e com pouca ventilação.

Este camião foi intercetado um dia depois da descoberta dos corpos de 71 pessoas num camião abandonado numa autoestrada no leste da Áustria. O camião era oriundo da Hungria.

Segundo os primeiros elementos da investigação, as 71 vítimas -- 59 homens, oito mulheres e quatro crianças -- eram possivelmente migrantes sírios e terão morrido asfixiadas.

Os quatro suspeitos da morte dos 71 migrantes, três búlgaros e um afegão, ficarão detidos até 29 de setembro, decidiu hoje a justiça húngara.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.