sicnot

Perfil

Mundo

Pentágono confirma morte de pirata informático do grupo Estado Islâmico na Síria

O Departamento de Defesa norte-americano confirmou, esta sexta-feira, a morte de um dos principais 'hackers' do autoproclamado grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, no início da semana, uma informação que tinha sido publicada por 'media' dos Estados Unidos e do Reino Unido.

© Mal Langsdon / Reuters


Em conferência de imprensa, o porta-voz do comando militar dos Estados Unidos, Patrick Ryder, confirmou a morte de Junaid Hussain, britânico de 21 anos, num ataque aéreo norte-americano lançado no início da semana em Raqqa (Síria).

Junaid Hussain era um especialista em informática e a sua principal missão era recrutar "lobos solitários" através da Internet para que realizassem ataques em nome dos 'jihadistas' do EI contra soldados dos EUA, dos quais lhes facultava dados pessoais.

"Tratava-se de um indivíduo muito perigoso. Tinha boa capacidade técnica e tinha manifestado um forte desejo de matar norte-americanos e recrutar outros para que fizessem o mesmo", apontou.

"Eliminamos uma importante ameaça do campo de batalha", realçou o porta-voz do Pentágono.

Hussain tinha antecedentes no Reino Unido, o seu país de origem, onde, em 2012, esteve preso durante seis meses por publicar a agenda de contactos do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair e por prestar informação falsa em chamadas para uma linha telefónica da luta antiterrorista.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.