sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco apela que se trave a perseguição aos cristãos no Médio Oriente

Papa Francisco apela que se trave a perseguição aos cristãos no Médio Oriente

O Papa Francisco apelou hoje à comunidade internacional que trave a perseguição aos cristãos no Médio Oriente e em outras partes do mundo. Na homilia, deste domingo, Francisco pediu aos fiéis que rezem pelos migrantes que tentam chegar à Europa.

O papa Francisco lamentou hoje a morte de 71 migrantes, cujos corpos foram encontrados na quinta-feira num camião no leste da Áustria, pedindo uma "cooperação eficaz" para "crimes que ofendem toda a Humanidade".

"Junto-me a toda a Igreja na Áustria na oração pelas 71 vítimas, entre as quais quatro crianças, encontradas num camião na autoestrada Budapeste-Viena. Confio cada uma delas à misericórdia de Deus", declarou o papa.

Francisco lembrou ainda que "nestes últimos dias numerosos migrantes perderam a vida nas suas terríveis viagens".

Em pleno debate mundial sobre o acolhimento a dar a milhões de refugiados e de migrantes, o papa opõe-se aos movimentos xenófobos, também existentes entre os católicos, recomendando que estes se mobilizem mais do que nunca para os acolher.

O seu apelo é apoiado nomeadamente em Itália, onde o arcebispo de Turim (norte), monsenhor Cesare Nosiglia, pediu no sábado a cada paróquia para que se responsabilize por cinco refugiados.

Desde a sua eleição em 2013 que o papa faz campanha contra a "mundialização da indiferença" em relação aos imigrantes clandestinos, 107.000 dos quais chegaram à Europa apenas durante o mês de julho.

Com Lusa

  • Atentado "falhado" em Nova Iorque
    1:43

    Mundo

    Uma explosão numa das zonas mais movimentadas de Manhattan fez quatro feridos, esta segunda-feira. Entre eles está o homem que transportava o engenho e que foi entretanto detido.

  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.

  • 10 Minutos com Leonor Beleza
    10:27

    10 Minutos

    A nossa convidada desta segunda-feira ainda é conhecida por ter sido ministra da Saúde e pelo seu trabalho à frente da Fundação Champalimaud. Mas desta vez vamos falar com Leonor Beleza sobre os 40 anos da revisão do Código Civil, em que esteve envolvida.

    Entrevista completa