sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco apela que se trave a perseguição aos cristãos no Médio Oriente

Papa Francisco apela que se trave a perseguição aos cristãos no Médio Oriente

O Papa Francisco apelou hoje à comunidade internacional que trave a perseguição aos cristãos no Médio Oriente e em outras partes do mundo. Na homilia, deste domingo, Francisco pediu aos fiéis que rezem pelos migrantes que tentam chegar à Europa.

O papa Francisco lamentou hoje a morte de 71 migrantes, cujos corpos foram encontrados na quinta-feira num camião no leste da Áustria, pedindo uma "cooperação eficaz" para "crimes que ofendem toda a Humanidade".

"Junto-me a toda a Igreja na Áustria na oração pelas 71 vítimas, entre as quais quatro crianças, encontradas num camião na autoestrada Budapeste-Viena. Confio cada uma delas à misericórdia de Deus", declarou o papa.

Francisco lembrou ainda que "nestes últimos dias numerosos migrantes perderam a vida nas suas terríveis viagens".

Em pleno debate mundial sobre o acolhimento a dar a milhões de refugiados e de migrantes, o papa opõe-se aos movimentos xenófobos, também existentes entre os católicos, recomendando que estes se mobilizem mais do que nunca para os acolher.

O seu apelo é apoiado nomeadamente em Itália, onde o arcebispo de Turim (norte), monsenhor Cesare Nosiglia, pediu no sábado a cada paróquia para que se responsabilize por cinco refugiados.

Desde a sua eleição em 2013 que o papa faz campanha contra a "mundialização da indiferença" em relação aos imigrantes clandestinos, 107.000 dos quais chegaram à Europa apenas durante o mês de julho.

Com Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.