sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco apela que se trave a perseguição aos cristãos no Médio Oriente

Papa Francisco apela que se trave a perseguição aos cristãos no Médio Oriente

O Papa Francisco apelou hoje à comunidade internacional que trave a perseguição aos cristãos no Médio Oriente e em outras partes do mundo. Na homilia, deste domingo, Francisco pediu aos fiéis que rezem pelos migrantes que tentam chegar à Europa.

O papa Francisco lamentou hoje a morte de 71 migrantes, cujos corpos foram encontrados na quinta-feira num camião no leste da Áustria, pedindo uma "cooperação eficaz" para "crimes que ofendem toda a Humanidade".

"Junto-me a toda a Igreja na Áustria na oração pelas 71 vítimas, entre as quais quatro crianças, encontradas num camião na autoestrada Budapeste-Viena. Confio cada uma delas à misericórdia de Deus", declarou o papa.

Francisco lembrou ainda que "nestes últimos dias numerosos migrantes perderam a vida nas suas terríveis viagens".

Em pleno debate mundial sobre o acolhimento a dar a milhões de refugiados e de migrantes, o papa opõe-se aos movimentos xenófobos, também existentes entre os católicos, recomendando que estes se mobilizem mais do que nunca para os acolher.

O seu apelo é apoiado nomeadamente em Itália, onde o arcebispo de Turim (norte), monsenhor Cesare Nosiglia, pediu no sábado a cada paróquia para que se responsabilize por cinco refugiados.

Desde a sua eleição em 2013 que o papa faz campanha contra a "mundialização da indiferença" em relação aos imigrantes clandestinos, 107.000 dos quais chegaram à Europa apenas durante o mês de julho.

Com Lusa

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.