sicnot

Perfil

Mundo

Um dos principais comandantes do Boko Haram detido, revela a secreta da Nigéria

O serviço de informações nigeriano anunciou hoje a detenção de suspeitos de serem responsáveis do Boko Haram, entre os quais um dos principais comandantes do grupo radical islâmico, que estarão ligados a vários atentados suicidas em todo o país.

© Stringer . / Reuters

O Departamento de Segurança do Estado (DSS) indicou num comunicado ter detido, entre julho e agosto, Usman Shuiabu, conhecido como Money, e outros membros destacados do grupo fundamentalista, nos estados de Lagos, Kano, Plateau, Enugu e Gombe.

O DSS assinala a detenção "a 08 de julho de 2015, no estado de Gombe (nordeste), de responsáveis pela coordenação e execução dos atentados suicidas de Potiskum, Kano, Zaria e Jos".

"Shuaibu confessou ser o líder de uma equipa de nove membros da seita, enviados da floresta de Sambisa para realizar ataques. Revelou que quatro dos nove foram utilizados como suicidas para cometer atentados", indica o comunicado.

O DSS afirma que a detenção de Shuaibu e dos outros membros daquela célula permite travar os ataques do grupo nigeriano.

Nas últimas semanas, os islamitas realizaram ataques mortíferos ao longo das fronteiras da Nigéria, nos Camarões e no Chade, entre os quais atentados suicidas.

A violência do Boko Haram -- que pretende instaurar um estado islâmico no norte da Nigéria, maioritariamente muçulmano ao contrário do sul de maioria cristã -- e a repressão governamental causaram mais de 15.000 mortos e 1,5 milhões de deslocados desde 2009.

Lusa

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.