sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades chinesas puniram 200 pessoas por alegados rumores sobre Bolsa

As autoridades chinesas puniram 197 pessoas por alegadamente divulgarem rumores na Internet sobre a volatilidade das bolsas do país asiático ou as explosões registadas a 12 de agosto num terminal de contentores do porto de Tianjin, perto de Pequim.

reuters

Os visados expressaram arrependimento pela sua conduta e por "terem criado pânico, confundido a população e provocado a instabilidade no mercado e na sociedade", anunciou hoje o Ministério de Segurança Pública em comunicado.

As autoridades chinesas informaram que a campanha centrou-se sobre "rumores sediciosos", citando dois exemplos: "um homem suicidou-se em Pequim pelos reveses na bolsa" ou "pelo menos 1.300 pessoas foram assassinadas nas explosões de Tianjin".

Três dias após as explosões, as autoridades chinesas anunciaram medidas contra mais de 360 contas de redes sociais por divulgarem rumores sobre a tragédia, enquanto muitos cibernautas pediram ao governo para dizer a verdade sobre os acontecimentos.

O Ministério de Segurança Pública chinês disse também que outros rumores versavam sobre as cerimónias, previstas para quinta-feira, por ocasião do 70.º aniversário do final da II Guerra Mundial, das quais se destaca um desfile militar com a participação e assistência internacional.

Em resultado da campanha, 165 contas de redes sociais foram suspensas. Todavia não foi especificado que outros castigos foram levados a cabo.

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.