sicnot

Perfil

Mundo

Gelados que duram mais

Para quem é difícil resistir a um gelado, há boas notícias. Foi descoberta uma proteína que permite que o gelado derreta mais lentamente. A má notícia é que só deverá estar disponível dentro de três a cinco anos.

Reuters

Físicos das universidades de Edinburgh e de Dundee descobriram a BsIA - proteína que pode ser usada para que um gelado derreta devagar, através da mistura de ar, gordura e água. A BsIA evita ainda a formação dos pequenos cristais dos gelados.

O resultado é um "creme" de consistência extremamente sedosa, garantem os responsáveis.

A descoberta permite ainda fabricar produtos com menos gordura saturada e com menos calorias.

"Estamos muito entusiasmados com o potencial deste produto para melhorar os gelados, tanto para os consumidores como para os fabricantes", comentou Cait MacPhee, líder do projeto.

  • Agência Europeia do Medicamento fica em Amesterdão

    Mundo

    Amesterdão ganhou esta segunda-feira a corrida para sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), a votação decorreu na reunião do Conselho de Assuntos Gerais da União Europeia. A cidade do Porto conseguiu 10 pontos, a par de Atenas e foi eliminada logo na primeira volta.

    Em atualização

  • Nascentes do Douro e Tejo estão praticamente secas
    2:55
  • "Para ele, um 'não' não foi suficiente"
    3:39
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36