sicnot

Perfil

Mundo

Gelados que duram mais

Para quem é difícil resistir a um gelado, há boas notícias. Foi descoberta uma proteína que permite que o gelado derreta mais lentamente. A má notícia é que só deverá estar disponível dentro de três a cinco anos.

Reuters

Físicos das universidades de Edinburgh e de Dundee descobriram a BsIA - proteína que pode ser usada para que um gelado derreta devagar, através da mistura de ar, gordura e água. A BsIA evita ainda a formação dos pequenos cristais dos gelados.

O resultado é um "creme" de consistência extremamente sedosa, garantem os responsáveis.

A descoberta permite ainda fabricar produtos com menos gordura saturada e com menos calorias.

"Estamos muito entusiasmados com o potencial deste produto para melhorar os gelados, tanto para os consumidores como para os fabricantes", comentou Cait MacPhee, líder do projeto.

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • O projeto pioneiro que apoia crianças com doenças incuráveis
    3:30

    País

    A única unidade de cuidados paliativos pediátricos do país situa-se em São Mamede de Infesta. Inaugurado há quase dois anos, pelo Kastelo, há passaram 68 crianças com doenças incuráveis. A instituição lançou agora uma campanha de donativos para construir um parque aquático.