Perto de 80 mortos em ataques do Boko Haram a três aldeias na Nigéria
31.08.2015 17h46
Setenta e nove pessoas foram mortas no fim de semana por presumíveis membros do grupo islâmico Boko Haram em três aldeias do nordeste da Nigéria, disseram fontes locais.

© Stringer . / Reuters
Babakura Kolo, membro de uma milícia local, afirmou que 68 pessoas morreram no ataque à aldeia de Banu, no Estado de Borno (nordeste da Nigéria), na sexta-feira à noite, tendo residentes afirmado que 11 outras pessoas foram mortas em outras duas aldeias, no sábado e no domingo.
"Chegaram-nos relatos de um ataque na aldeia de Banu na sexta-feira à noite, onde homens do Boko Haram, armados e a cavalo, abriram fogo. Sessenta e oito pessoas foram mortas no ataque", afirmou Kolo, informação reiterada por um habitante da aldeia ouvido pela AFP.
Contudo, fonte oficial, que falou sob anonimato, referiu a existência de 56 mortos.
Kolo adiantou que quatro pessoas - o líder religioso local, o seu filho e dois vizinhos - morreram no ataque à aldeia de Karnuwa, no sábado.
Num terceiro ataque, em Hambagda, no domingo, sete pessoas morreram e cinco ficaram feridas, segundo Saleh Musa, residente local.
Desde 2009, os ataques do Boko Haram originaram a morte de pelo menos 15.000 pessoas e 1,5 milhões de deslocados.
Lusa
Relacionados
-
Um dos principais comandantes do Boko Haram detido, revela a secreta da Nigéria
O serviço de informações nigeriano anunciou hoje a detenção de suspeitos de serem responsáveis do Boko Haram, entre os quais um dos principais comandantes do grupo radical islâmico, que estarão ligados a vários atentados suicidas em todo o país.
-
Líder do Boko Haram diz que está vivo
O líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, negou que tenha sido morto ou substituído por outro na chefia do grupo islâmico nigeriano, numa mensagem de áudio difundida hoje e que especalistas de segurança lhe atribuem.
Na Homepage
- 4:01
- 2:03
- 1:29
Lei das barrigas de aluguer volta para o Parlamento
Os juízes do Tribunal Constitucional chumbaram algumas normas basilares da lei das barrigas de aluguer. Os processos já iniciados vão avançar e está agora nas mãos do Parlamento a alteração da lei.
25.04.2018 às 14h32
-
-
-
Portugal continua no "pelotão da frente" na luta contra alterações climáticas
25.04.2018 às 18h07
-
-
- 2:46
- 1:47
Fábrica na Covilhã vai produzir para marcas de luxo
A Covilhã foi a cidade portuguesa escolhida para a instalação de uma nova fábrica de produção de peças para marcas de luxo. O Grupo FM Industries Sycrilor vai reforçar o investimento na cidade e será responsável pelo polimento de metais para as marcas Louis Vuitton e Cartier.
25.04.2018 às 15h39
-
Papa convida responsáveis cristãos do Médio Oriente para dialógo sobre a paz
O Papa Francisco convidou os responsáveis cristãos do Médio Oriente para um encontro a 7 de julho em Bari no sudeste de Itália, no sentido de promover a paz na região, anunciou hoje o Vaticano.
25.04.2018 às 15h53
- 1:55
- 0:58
A homenagem de Harry e Meghan aos soldados da Batalha de Gallipoli
Passou um século desde o fim da Primeira Guerra Mundial. Neste dia fez-se uma homenagem aos que perderam a vida na batalha de Gallipoli, na Turquia. O príncipe Harry e Meghan Markle participaram nos memoriais em Londres.
25.04.2018 às 21h05