sicnot

Perfil

Mundo

Perto de 80 mortos em ataques do Boko Haram a três aldeias na Nigéria

Setenta e nove pessoas foram mortas no fim de semana por presumíveis membros do grupo islâmico Boko Haram em três aldeias do nordeste da Nigéria, disseram fontes locais.

© Stringer . / Reuters

Babakura Kolo, membro de uma milícia local, afirmou que 68 pessoas morreram no ataque à aldeia de Banu, no Estado de Borno (nordeste da Nigéria), na sexta-feira à noite, tendo residentes afirmado que 11 outras pessoas foram mortas em outras duas aldeias, no sábado e no domingo.

"Chegaram-nos relatos de um ataque na aldeia de Banu na sexta-feira à noite, onde homens do Boko Haram, armados e a cavalo, abriram fogo. Sessenta e oito pessoas foram mortas no ataque", afirmou Kolo, informação reiterada por um habitante da aldeia ouvido pela AFP.

Contudo, fonte oficial, que falou sob anonimato, referiu a existência de 56 mortos.

Kolo adiantou que quatro pessoas - o líder religioso local, o seu filho e dois vizinhos - morreram no ataque à aldeia de Karnuwa, no sábado.

Num terceiro ataque, em Hambagda, no domingo, sete pessoas morreram e cinco ficaram feridas, segundo Saleh Musa, residente local.

Desde 2009, os ataques do Boko Haram originaram a morte de pelo menos 15.000 pessoas e 1,5 milhões de deslocados.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.