sicnot

Perfil

Mundo

Nave tripulada russa lançada hoje com destino à Estação Espacial Internacional

A nave tripulada russa Soyuz TMA-18M foi hoje lançada para o espaço com destino à Estação Espacial Internacional (EEI).

reuters

O lançamento ocorreu sem contratempos às 07:37 (05:37 em Lisboa) a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, informaram as agências russas citadas pela Efe.

A acoplagem da nave à plataforma orbital vai decorrer na manhã de sexta-feira.

Inicialmente estava previsto que a Soyuz fosse acoplada à EEI seis horas após a descolagem, mas a agência espacial russa -- Roscosmos -- decidiu modificar o programa de voo por motivos de segurança.

A Soyuz descolou com três tripulantes a bordo: o russo Serguéi Volkov, comandante da nave, o dinamarquês Andreas Mogensen e o cazaque Aidín Aimbétov, que substituiu a cantora britânica Sarah Brightman, que tinha manifestado interesse em tornar-se na oitava turista espacial.

Brightman, de 54 anos, renunciou ao seu objetivo por "motivos familiares" e interrompeu o treino.

Perante a impossibilidade de preparar a tempo outro turista espacial, a Roscosmos decidiu preencher o lugar livre com um astronauta profissional.

Os astronautas dinamarquês e cazaque vão permanecer oito dias na EEI e regressam a Terra acompanhados do russo Guennadi Padalka, um dos atuais seis 'inquilinos' da plataforma orbital.

Além de Padalka, a tripulação da EEI é composta pelos também russos Mijaíl Kornienko e Oleg Kononenko, pelo japonês Kimiya Yui e pelos norte-americanos Kjell Lindgren e Scott Kelly.

A Estação Espacial Internacional é um projeto de mais de 100.000 milhões de dólares participado por 16 nações.

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil de empatar com a Costa Rica já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.