sicnot

Perfil

Mundo

Guterres deixa Alto Comissariado para os Refugiados no final do ano

ÚLTIMA HORA

António Guterres vai deixar o Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas no final do ano, quando termina o atual mandato, e não se vai recandidatar ao cargo, anunciou hoje a sua porta-voz.

© Pierre Albouy / Reuters (Arquivo)

A informação foi avançada, esta manhã, pela porta-voz do Alto Comissariado (ACNUR).

O mandato de Guterres termina no fim do ano, depois de ter sido prolongado por alguns meses a pedido do secretário-geral da ONU, devido às crises de refugiados em países com a Síria ou o Sudão do Sul.

António Guterres tomou posse em junho de 2005. Deixa o cargo ao fim de dois mandatos de cinco anos.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.