sicnot

Perfil

Mundo

Guterres deixa Alto Comissariado para os Refugiados no final do ano

ÚLTIMA HORA

António Guterres vai deixar o Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas no final do ano, quando termina o atual mandato, e não se vai recandidatar ao cargo, anunciou hoje a sua porta-voz.

© Pierre Albouy / Reuters (Arquivo)

A informação foi avançada, esta manhã, pela porta-voz do Alto Comissariado (ACNUR).

O mandato de Guterres termina no fim do ano, depois de ter sido prolongado por alguns meses a pedido do secretário-geral da ONU, devido às crises de refugiados em países com a Síria ou o Sudão do Sul.

António Guterres tomou posse em junho de 2005. Deixa o cargo ao fim de dois mandatos de cinco anos.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras