sicnot

Perfil

Mundo

Homens armados matam 13 passageiros de dois veículos no Afeganistão

Homens armados mataram hoje a tiro 13 passageiros que seguiam em dois veículos na habitualmente tranquila província de Balkh, no norte do Afeganistão, enquanto o Presidente, Ashraf Ghani, organizava uma conferência de doadores internacionais em Cabul.

© Mohammad Ismail / Reuters

Os assassínios de elementos da minoria étnica Hazara não foram ainda reivindicados por qualquer grupo, mas acontecem quando se regista uma escalada nos ataques dos rebeldes talibãs, que atravessam um período de difícil transição na liderança.

"Os homens armados mandaram parar dois veículos, puseram em fila todos os passageiros do sexo masculino e mataram-nos a tiro", disse Jafar Haidari, governador do distrito de Zari, onde o incidente ocorreu.

"Pouparam a vida de uma mulher que estava num dos veículos. Todas as vítimas eram da minoria étnica Hazara", precisou.

O subchefe da polícia de Balkh, Abdul Razaq Qaderi, confirmou as mortes, acrescentando que as autoridades estão a investigar o incidente.

Os assassínios ocorreram enquanto o Presidente afegão implorava aos doadores internacionais a continuação do seu apoio, argumentando que "o país ferido" enfrentou uma série de desafios de segurança e económicos.

"Reconstruir o Afeganistão será uma tarefa a longo prazo", declarou Ghani numa conferência de doadores em Cabul, em que participam delegados ocidentais e organizações não-governamentais.

"O Afeganistão é um país ferido. Desemprego generalizado, uma rebelião violenta e o avanço do extremismo na região estão a aumentar a probabilidade de a nossa agenda de reformas económicas ser destruída pela instabilidade política", sustentou.

Lusa

  • Brinquedos tecnológicos para oferecer no Natal
    5:33
  • Aniversário de Marcelo passado nas comemorações dos 700 anos da Marinha
    1:45

    País

    O Presidente da República defende que é preciso continuar a investir na Armada, nas pessoas, nas capacidades e no apoio de retaguarda. No dia em que fez 69 anos, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações dos 700 da Marinha, onde sublinhou os sete séculos de conquistas e de combates navais.

  • Rui Rio comprometeu-se a realizar apenas dois debates
    0:45

    País

    Rui Rio disse esta terça-feira que foi apanhado de surpresa com a mudança de posição de Pedro Santana Lopes, que exige três debates entre os dois candidatos à liderança do PSD nos canais generalistas. Rui Rio reiterou ainda que se comprometeu a fazer apenas dois debates.

  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.