sicnot

Perfil

Mundo

Homens armados matam 13 passageiros de dois veículos no Afeganistão

Homens armados mataram hoje a tiro 13 passageiros que seguiam em dois veículos na habitualmente tranquila província de Balkh, no norte do Afeganistão, enquanto o Presidente, Ashraf Ghani, organizava uma conferência de doadores internacionais em Cabul.

© Mohammad Ismail / Reuters

Os assassínios de elementos da minoria étnica Hazara não foram ainda reivindicados por qualquer grupo, mas acontecem quando se regista uma escalada nos ataques dos rebeldes talibãs, que atravessam um período de difícil transição na liderança.

"Os homens armados mandaram parar dois veículos, puseram em fila todos os passageiros do sexo masculino e mataram-nos a tiro", disse Jafar Haidari, governador do distrito de Zari, onde o incidente ocorreu.

"Pouparam a vida de uma mulher que estava num dos veículos. Todas as vítimas eram da minoria étnica Hazara", precisou.

O subchefe da polícia de Balkh, Abdul Razaq Qaderi, confirmou as mortes, acrescentando que as autoridades estão a investigar o incidente.

Os assassínios ocorreram enquanto o Presidente afegão implorava aos doadores internacionais a continuação do seu apoio, argumentando que "o país ferido" enfrentou uma série de desafios de segurança e económicos.

"Reconstruir o Afeganistão será uma tarefa a longo prazo", declarou Ghani numa conferência de doadores em Cabul, em que participam delegados ocidentais e organizações não-governamentais.

"O Afeganistão é um país ferido. Desemprego generalizado, uma rebelião violenta e o avanço do extremismo na região estão a aumentar a probabilidade de a nossa agenda de reformas económicas ser destruída pela instabilidade política", sustentou.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.