sicnot

Perfil

Mundo

Escultura em forma de vagina em Versalhes volta a ser vandalizada

GALERIA DE FOTOS

Uma escultura monumental em forma de vagina, criada pelo artista britânico Anish Kapoor e instalada no parque de Versalhes, em Paris, foi vandalizada pela segunda vez, com inscrições antissemitas pintadas.

YOAN VALAT

YOAN VALAT

YOAN VALAT

YOAN VALAT

YOAN VALAT

YOAN VALAT

"Rainha sacrificada, duas vezes ultrajada", "SS Sacrifício Sangrento", e "Cristo é rei em Versalhes" são alguns exemplos das mensagens deixadas na obra intitulada "Dirty Corner" ("Canto Sujo", desde junho nos jardins, entre outras da exposição do artista de 61 anos de origem indiana.

A escultura, com dez metros de comprimento feita em aço, pesando várias toneladas, causou polémica logo na inauguração a 9 de junho, quando Kapoor admitiu as conotações sexuais evidentes da peça, e foi vandalizada pouco tempo depois.

Desta vez, François Hollande repudiou "firmemente" num comunicado a degradação de que a obra foi alvo, manifestando solidariedade para com o artista, defendendo a liberdade de expressão "nos lugares mais prestigiados do património de França".

Por seu lado, Anish Kapoor já veio dizer que não quer que as inscrições sejam retiradas: "Da primeira vez até achei que tinha sido bom porque a obra foi toda limpa, mas agora acho que devem ficar as inscrições porque acabam por fazer parte da minha obra".

A obra vai ficar exposta, tal como as outras, até novembro no parque de Versalhes.

Com Lusa

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC