sicnot

Perfil

Mundo

Escultura em forma de vagina em Versalhes volta a ser vandalizada

GALERIA DE FOTOS

Uma escultura monumental em forma de vagina, criada pelo artista britânico Anish Kapoor e instalada no parque de Versalhes, em Paris, foi vandalizada pela segunda vez, com inscrições antissemitas pintadas.

YOAN VALAT

YOAN VALAT

YOAN VALAT

YOAN VALAT

YOAN VALAT

YOAN VALAT

"Rainha sacrificada, duas vezes ultrajada", "SS Sacrifício Sangrento", e "Cristo é rei em Versalhes" são alguns exemplos das mensagens deixadas na obra intitulada "Dirty Corner" ("Canto Sujo", desde junho nos jardins, entre outras da exposição do artista de 61 anos de origem indiana.

A escultura, com dez metros de comprimento feita em aço, pesando várias toneladas, causou polémica logo na inauguração a 9 de junho, quando Kapoor admitiu as conotações sexuais evidentes da peça, e foi vandalizada pouco tempo depois.

Desta vez, François Hollande repudiou "firmemente" num comunicado a degradação de que a obra foi alvo, manifestando solidariedade para com o artista, defendendo a liberdade de expressão "nos lugares mais prestigiados do património de França".

Por seu lado, Anish Kapoor já veio dizer que não quer que as inscrições sejam retiradas: "Da primeira vez até achei que tinha sido bom porque a obra foi toda limpa, mas agora acho que devem ficar as inscrições porque acabam por fazer parte da minha obra".

A obra vai ficar exposta, tal como as outras, até novembro no parque de Versalhes.

Com Lusa

  • "Ainda falta muito em termos de estudo"
    3:51

    Opinião

    Uma equipa internacional de astrónomos, detetou, fora do Sistema Solar, sete planetas semelhantes à Terra, onde a água poderá existir em estado líquido. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela NASA. Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, esteve na Edição da Tarde para falar sobre esta descoberta.

  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.