sicnot

Perfil

Mundo

Aviões militares russos de carga e pessoal aterraram na Síria

Pelo menos três aviões de transporte militares russos aterraram na Síria nos últimos dias, disseram dirigentes dos EUA da área da Defesa à AFP, quando Washington se inquieta com um eventual envolvimento de Moscovo no país.

© Suhaib Salem / Reuters

Dois dos aviões são aparelhos de carga Antonov 124 Condor e o terceiro é de transporte de passageiros, ainda segundo estas fontes.

Os aviões aterraram num aeroporto da região de Latakia, no noroeste, um bastião do regime do Presidente Bashar al-Assad.

Os russos também colocaram nesta zona instalações provisórias, com capacidade de abrigar "centenas de pessoas", e equipamento aeroportuário.

"Tudo isto sugere a instalação de uma base aérea avançada", prosseguiu uma das fontes, especificando que não tinha informações sobre a eventual presença de armas russas no local.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, falou no sábado com o seu homólogo russo, Serguei Lavrov, para lhe transmitir o seu receio de um risco de "escalada" do conflito, se Moscovo se envolver militarmente ao lado das tropas de Al-Assad, segundo o Departamento de Estado.

O regime de Damasco desmentiu a presença das tropas ou de atividades militares russas em solo sírio, depois de conhecidas as inquietações norte-americanas sobre um eventual envolvimento de Moscovo no país em guerra.

A Federação Russa garantiu, por seu lado, na segunda-feira, que "a parte russa nunca escondeu que fornece equipamentos militares às autoridades sírias para lutar contra o terrorismo", mas não quis detalhar a ajuda de Moscovo a Damasco.

Lusa

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.