sicnot

Perfil

Mundo

Justiça sérvia indicia oito suspeitos pelo massacre de Srebrenica

O procurador sérvio responsável pelos crimes de guerra indiciou hoje oito pessoas por envolvimento no massacre de Srebrenica de 1995, no leste da Bósnia, anunciou o procurador para os crimes de guerra.

© Dado Ruvic / Reuters

Este é o primeiro 'dossier' relacionado com o massacre de Srebrenica, onde foram mortos cerca de 8.000 muçulmanos bósnios, que está a ser conduzido pela justiça sérvia.

Os suspeitos, detidos em março, estão indiciados por terem ordenado e participado, em julho de 1995, na execução de centenas de muçulmanos num único dia num entreposto em Kravica, uma localidade próxima de Srebrenica, precisou em comunicado o procurador.

Caso sejam considerados culpados, arriscam uma pena até 20 anos de prisão.

Este indiciamento "é uma mensagem de que não haverá impunidade para os crimes de guerra e que as vítimas não serão esquecidas", declarou o procurador para os crimes de guerra, Vladimir Vukcevic.

Cerca de 8.000 homens e rapazes muçulmanos em idade de combater foram mortos pelas forças sérvias bósnias no enclave de Srebrenica em julho de 1985, a alguns meses do final da guerra civil na Bósnia (1992-1995).

Os ex-chefes político e militar dos sérvios da Bósnia, Radovan Karadzic, 69 anos, e Ratko Mladic, 72 anos, estão a ser julgados pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia (TPIJ), com sede em Haia, designadamente por genocídio e pelo seu envolvimento nos acontecimentos de Srebrenica.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.