sicnot

Perfil

Mundo

Sul de Itália e Balcãs sob mau tempo devido a rara tempestade em setembro

Uma rara tempestade no início de setembro no Mediterrâneo vai causar fortes chuvadas e inundações na Itália e nos Balcãs, na segunda metade desta semana, preveniu hoje o sítio de meteorologia na internet AccuWeather.

© Dinuka Liyanawatte / Reuters

As áreas italianas mais ameaçadas situam-se a sul de Nápoles, entre a Sicília e a Calábria. O sítio alerta para a possibilidade de inundações e deslizes de terras.

Com uma direção de sudoeste para nordeste, a tempestade deve atingir a parte ocidental da Grécia e o sul da Albânia na noite de quarta-feira, antes de evoluir para o norte da Grécia, a Macedónia, o ocidente búlgaro e o sul sérvio durante o dia de quinta-feira.

Quem estiver a planear viajar para o sul de Itália e a península balcânica deve estar preparado para interrupções na deslocação, em resultado do esperado mau tempo.

Depois, aguardam-se vários dias com bom tempo.

Lusa

  • Chuva forte corta estradas e provoca inundações nos Açores

    País

    Os Açores foram afetados pelo mau tempo, durante a madrugada. Até esta manhã, os grupos central e oriental estiveram em aviso vermelho por causa da chuva forte. O bombeiros foram chamados a 32 ocorrências na Terceira e em São Miguel. Várias estradas ficaram cortadas e algumas casas foram inundadas. Três pessoas foram assistidas por hipotermia. Esta manhã, a chuva abrandou e as equipas estão no terreno a ajudar as populações.

  • DIRETO: Portuguesa entre os 14 mortos dos atentados na Catalunha

    Ataque em Barcelona

    Uma das 13 vítimas mortais do atentado de ontem em Barcelona é de Lisboa e há uma outra portuguesa, a sua neta, desaparecida. Esta madrugada em Cambrils, cinco suspeitos foram abatidos e outra pessoa acabou por morrer, num segundo ataque. Há quatro detenções confirmadas. Siga aqui as últimas informações, ao minuto.

    Em atualização

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33

    Ataque em Barcelona

    O jornal espanhol El Pais divulgou hoje  as primeiras imagens da carrinha que matou 13 pessoas e feriu mais de 100 em Barcelona. O vídeo foi registado por  uma câmara de videovigilância de um museu nas Ramblas. Mostra pessoas a desviarem antes da passagem rápida da carrinha branca. Esta terá sido a parte final do percurso feito pelo veículo.

  • Autoridades acreditam que suspeito do ataque nas Ramblas pertence a célula terrorista
    1:36
  • O momento em que os suspeitos foram abatidos em Cambrils
    2:35
  • Nível de ameaça terrorista em Portugal continua moderado
    1:31

    Ataque em Barcelona

    O primeiro-ministro garantiu hoje que, para já, o nível de ameaça terrorista em Portugal não vai ser alterado (o nível está no 4 em 5). Já o Presidente da República disse que não há tolerância possível e garante que há medidas preparadas caso o mesmo cenário venha a acontecer em Portugal.

  • Vento e calor provocam reacendimentos em Mação
    1:55