sicnot

Perfil

Mundo

Japoneses com mais de 100 anos atingem número recorde de 60 mil

O número de pessoas com 100 ou mais anos chegou este ano aos 60.000 no Japão, numa altura em que o país enfrenta elevadas despesas para poder cuidar da vasta fatia de reformados.

O homem mais velho do mundo, Yasutaro Koide, é japonês, e celebrou 112 anos em março.

O homem mais velho do mundo, Yasutaro Koide, é japonês, e celebrou 112 anos em março.

© KYODO Kyodo / Reuters

Espera-se que a população de centenários chegue aos 61.568 na próxima semana, com 87% de mulheres, indicou hoje o ministério da segurança social.

A 15 de setembro, quando o país assinala o "Dia do Idoso", o Governo vai enviar cartas e presentes comemorativos às 30.379 que fazem este ano 100 anos.

Em média, os homens japoneses vivem 80 anos, enquanto as mulheres têm a mais longa esperança de vida do mundo, 86,83 anos.

O homem mais velho do mundo, Yasutaro Koide, é também japonês, e celebrou 112 anos em março.

Lusa

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07