sicnot

Perfil

Mundo

Rei saudita promete encontrar causa de queda de grua sobre mesquita em Meca

O rei Salman da Arábia Saudita prometeu hoje que descobrirá o que provocou a queda da grua que matou 107 pessoas na Grande Mesquita de Meca.

© Gary Cameron / Reuters

"Vamos investigar todas as razões e depois apresentar os resultados aos cidadãos", declarou o monarca no final de uma visita ao local do acidente, um dos mais santos do Islão.

A Agência de Imprensa Saudita, oficial, noticiou que Salman "debateu as causas do acidente e os seus efeitos na mesquita sagrada" depois de ver onde a gigantesca grua caiu durante uma forte trovoada na sexta-feira.

Era uma de várias gruas instaladas no local para obras de ampliação da mesquita.

O incidente ocorreu quando centenas de milhares de crentes de todo o mundo já tinham chegado a Meca para a peregrinação anual.

Entre os mortos, incluem-se indianos e indonésios.

A agência noticiosa saudita indicou que o rei Salman expressou condolências às famílias dos mortos e, em seguida, se deslocou ao hospital local "para inquirir sobre a saúde dos feridos de várias nacionalidades, entre as quais iranianos, turcos, afegãos, egípcios e paquistaneses".

Lusa

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Costa desafia PSD para pacto depois das autárquicas
    1:14
  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22