sicnot

Perfil

Mundo

Confrontos entre palestinianos e polícia israelita na mesquita de Al Aqsa em Jerusalém

Registaram-se confrontos entre palestinianos e a polícia israelita esta manhã na mesquita de Al Aqsa em Jerusalém. Israel reforçou entretanto a segurança em Jerusalém e vai limitar durante vários dias o acesso à Faixa de Gaza.

ABIR SULTAN/EPA

ABIR SULTAN/EPA

ABIR SULTAN/EPA

Os problemas começaram quando as autoridades israelitas entraram na área da mesquita numa perseguição a um grupo de palestinianos suspeitos de esconder explosivos na cidade. O grupo barricou-se na mesquita e atirou pedras à polícia.

Não há registo de feridos. A área da mesquita é alvo frequente de confrontos, por ser disputada tanto por palestinianos como por israelitas, por ser considerada sagrada por muçulmanos e judeus.

Israel reforça segurança em Jerusalém e na Faixa de Gaza

Israel reforçou a segurança em Jerusalém e vai limitar durante vários dias o acesso à Faixa de Gaza devido ao início do ano novo "Rosh Hashaná", que se prolonga até terça-feira à noite.

Agentes policiais foram enviados para Jerusalém e para os arredores da cidade no âmbito de uma ação especial concebida para impedir distúrbios durante as 48 horas que duram as festividades judaicas.

Também na fronteira de Erez, a norte da Faixa de Gaza e que é controlada por Israel, estão a ser adotadas medidas para controlar o acesso de pessoas até terça-feira em ambas as direções.

Já os postos de controlo militar na Cisjordânia continuam a funcionar normalmente, segundo um porta-voz local citado pela agência de notícias espanhola EFE.

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.