sicnot

Perfil

Mundo

Confrontos entre palestinianos e polícia israelita na mesquita de Al Aqsa em Jerusalém

Registaram-se confrontos entre palestinianos e a polícia israelita esta manhã na mesquita de Al Aqsa em Jerusalém. Israel reforçou entretanto a segurança em Jerusalém e vai limitar durante vários dias o acesso à Faixa de Gaza.

ABIR SULTAN/EPA

ABIR SULTAN/EPA

ABIR SULTAN/EPA

Os problemas começaram quando as autoridades israelitas entraram na área da mesquita numa perseguição a um grupo de palestinianos suspeitos de esconder explosivos na cidade. O grupo barricou-se na mesquita e atirou pedras à polícia.

Não há registo de feridos. A área da mesquita é alvo frequente de confrontos, por ser disputada tanto por palestinianos como por israelitas, por ser considerada sagrada por muçulmanos e judeus.

Israel reforça segurança em Jerusalém e na Faixa de Gaza

Israel reforçou a segurança em Jerusalém e vai limitar durante vários dias o acesso à Faixa de Gaza devido ao início do ano novo "Rosh Hashaná", que se prolonga até terça-feira à noite.

Agentes policiais foram enviados para Jerusalém e para os arredores da cidade no âmbito de uma ação especial concebida para impedir distúrbios durante as 48 horas que duram as festividades judaicas.

Também na fronteira de Erez, a norte da Faixa de Gaza e que é controlada por Israel, estão a ser adotadas medidas para controlar o acesso de pessoas até terça-feira em ambas as direções.

Já os postos de controlo militar na Cisjordânia continuam a funcionar normalmente, segundo um porta-voz local citado pela agência de notícias espanhola EFE.

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.