sicnot

Perfil

Mundo

Malásia detém três suspeitos por ligações ao atentado à bomba em Banguecoque

A polícia da Malásia confirmou hoje a detenção de dois homens e de uma mulher por alegadas ligações ao atentado à bomba perpetrado em meados de agosto num templo em Banguecoque.

Ao final da tarde de segunda-feira uma bomba explodiu no templo Erawan matando 20 pessoas e ferindo mais de 100. O atentado ainda não foi reivindicado.

Ao final da tarde de segunda-feira uma bomba explodiu no templo Erawan matando 20 pessoas e ferindo mais de 100. O atentado ainda não foi reivindicado.

© Athit Perawongmetha / Reuters

O chefe da polícia, Khalid Abu Bakar, precisou que dois dos detidos têm nacionalidade malaia e outro paquistanesa, mas não revelou o tipo de envolvimento no ataque nem quando foram realizadas as detenções.

As autoridades locais procederam à captura dos suspeitos com base em informações facultadas pela policía tailandesa, segundo o diário The Malaysia Insider.

No domingo, a Tailândia emitiu uma ordem de prisão contra um cidadão chinês chamado Abudureheman Abudusataer, e conhecido por "Ishan".

Oriundo da região chinesa de Xinjiang, "Ishan" foi considerado pelas autoridades tailandesas o alegado "cérebro" do atentado.

Além de Ishan, a polícia deu ordem de prisão para outras 11 pessoas, a maioria estrangeiros.

As autoridades tailandesas insistem em vincular o atentado ao crime organizado apesar de a investigação policial alimentar a hipótese de uma represália pela deportação, em junho, de uma centena de uigures para a China.

O atentado à bomba do passado 17 de agosto num templo de Banguecoque causou 20 mortos e uma centena de feridos.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.