sicnot

Perfil

Mundo

Polícia sul-africana recupera corpos de 12 mineiros numa exploração de ouro ilegal

A polícia sul-africana recuperou hoje os corpos de 12 mineiros que trabalhavam numa exploração de ouro clandestina localizada no município de Springs, a leste da cidade de Joanesburgo.

© Stringer . / Reuters

Os homens morreram há cerca de uma semana, na sequência de uma explosão provocada por um gerador elétrico.

As operações de resgate prolongaram-se até hoje devido ao fumo que se alojou nas galerias subterrâneas após a explosão, segundo explicou um representante da polícia local, citado pelos 'media' sul-africanos.

Todos os anos morrem soterrados dezenas de mineiros ilegais na África do Sul, onde a exploração de minas abandonadas por grupos organizados são um negócio que vale vários milhões de euros.

Também são frequentes naquele país confrontos violentos entre grupos rivais de exploração de minas, a polícia e as empresas privadas de segurança.

O roubo de minerais e o controlo de minas são geralmente os motivos dos confrontos entre os grupos de mineiros clandestinos, geralmente constituídos por imigrantes oriundos do mesmo país.

Muitas vezes provenientes de países vizinhos como Moçambique e Lesoto, estes mineiros chegam a passar várias semanas debaixo de terra à procura de ouro ou de outros metais preciosos. Estes homens vendem depois os metais preciosos a intermediários.

A região de Springs e os seus arredores foram em finais do século XIX e no início do século XX o epicentro da febre do ouro na África do Sul, atividade que ajudou então ao crescimento da cidade de Joanesburgo. Nesta região existem atualmente muitas minas abandonadas.

Lusa

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.