sicnot

Perfil

Mundo

Polícia sul-africana recupera corpos de 12 mineiros numa exploração de ouro ilegal

A polícia sul-africana recuperou hoje os corpos de 12 mineiros que trabalhavam numa exploração de ouro clandestina localizada no município de Springs, a leste da cidade de Joanesburgo.

© Stringer . / Reuters

Os homens morreram há cerca de uma semana, na sequência de uma explosão provocada por um gerador elétrico.

As operações de resgate prolongaram-se até hoje devido ao fumo que se alojou nas galerias subterrâneas após a explosão, segundo explicou um representante da polícia local, citado pelos 'media' sul-africanos.

Todos os anos morrem soterrados dezenas de mineiros ilegais na África do Sul, onde a exploração de minas abandonadas por grupos organizados são um negócio que vale vários milhões de euros.

Também são frequentes naquele país confrontos violentos entre grupos rivais de exploração de minas, a polícia e as empresas privadas de segurança.

O roubo de minerais e o controlo de minas são geralmente os motivos dos confrontos entre os grupos de mineiros clandestinos, geralmente constituídos por imigrantes oriundos do mesmo país.

Muitas vezes provenientes de países vizinhos como Moçambique e Lesoto, estes mineiros chegam a passar várias semanas debaixo de terra à procura de ouro ou de outros metais preciosos. Estes homens vendem depois os metais preciosos a intermediários.

A região de Springs e os seus arredores foram em finais do século XIX e no início do século XX o epicentro da febre do ouro na África do Sul, atividade que ajudou então ao crescimento da cidade de Joanesburgo. Nesta região existem atualmente muitas minas abandonadas.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.