sicnot

Perfil

Mundo

UE prolonga sanções contra violação territorial e de soberania da Ucrânia

O Conselho da União Europeia (UE) prolongou por mais seis meses, até 15 de março de 2016, as sanções contra 149 pessoas e 37 entidades por violação da integridade territorial, soberania e independência da Ucrânia.

Reuters

Segundo um comunicado hoje divulgado, foram prorrogados o congelamento de bens e a proibição de viajar para a Europa a 149 pessoas e 37 entidades.

A UE considera não se justificar qualquer alteração no regime de sanções nem na lista de pessoas e entidades.

Uma revolta popular que afastou do poder o presidente pró-russo Vikton Ianukovich, em fevereiro de 2014, acontecimento que desencadeou o movimento de revolta no leste da Ucrânia.

A revolta resultou num conflito entre tropas ucranianas e as milícias pró-russas, que têm sistematicamente violado o cessar-fogo no leste da Ucrânia, palco de um conflito que fez aproximadamente 7.000 mortos, entre civis e combatentes, segundo os mais recentes dados da ONU.

A Crimeia foi entretanto anexada à Rússia, ato que é contestado pela ONU e pela UE, e os separatistas autoproclamaram a República Popular de Donetsk.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.