sicnot

Perfil

Mundo

Centenas de pessoas protestam contra Donald Trump em Dallas

O aspirante a candidato republicano Donald Trump foi, na segunda-feira, recebido em Dalas (Texas, EUA) com o maior protesto desde o início da sua campanha.

reuters

Entre 1.000 e 3.000 pessoas, dependendo das fontes, manifestaram-se pelas ruas da cidade sob o lema "Trump no lixo" ("Dump the Trump", em inglês), num protesto em reação às declarações e propostas do republicano em matérias de imigração.

"Não estamos à procura de conflito. Só queremos deixar claro a Donald Trump que o seu discurso de ódio e intolerância não é bem-vindo. Texas é um estado bilingue e multicultural desde a sua fundação", disse ao The Dallas Morning News o advogado Domingo García, presente na marcha.

Os manifestantes, a maioria hispânicos, acusaram Trump de ser racista, e pediram à comunidade latina dos Estados Unidos que se registe para votar nas presidenciais de 2016 de modo a evitar a chegada do magnata à Casa Branca.

"Vamos votar e vamos marcar a diferença", disse um dos manifestantes.

Trump, que apresenta os melhores resultados entre os aspirantes a candidato republicano, visitou o Texas pela segunda vez após a sua viagem relâmpago de julho à cidade fronteiriça de Laredo, onde insistiu na sua proposta de construir um muro que separe os Estados Unidos do México.

Até agora, as manifestações contra o magnata apenas tinham reunido algumas dezenas de pessoas.

Por outro lado, cerca de 20.000 simpatizantes deslocaram-se ao American Airlines Center para ouvir as propostas de Trump.

  • Vem lá chuva

    País

    A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir.

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Violação emitida em direto no Facebook

    Mundo

    Três homens foram detidos na Suécia, por suspeitas de violação de uma mulher, num apartamento a 70 quilómetros da capital. Os suspeitos filmaram o ato de violência e exibiram-no em direto no Facebook.

  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.