sicnot

Perfil

Mundo

Centenas de pessoas protestam contra Donald Trump em Dallas

O aspirante a candidato republicano Donald Trump foi, na segunda-feira, recebido em Dalas (Texas, EUA) com o maior protesto desde o início da sua campanha.

reuters

Entre 1.000 e 3.000 pessoas, dependendo das fontes, manifestaram-se pelas ruas da cidade sob o lema "Trump no lixo" ("Dump the Trump", em inglês), num protesto em reação às declarações e propostas do republicano em matérias de imigração.

"Não estamos à procura de conflito. Só queremos deixar claro a Donald Trump que o seu discurso de ódio e intolerância não é bem-vindo. Texas é um estado bilingue e multicultural desde a sua fundação", disse ao The Dallas Morning News o advogado Domingo García, presente na marcha.

Os manifestantes, a maioria hispânicos, acusaram Trump de ser racista, e pediram à comunidade latina dos Estados Unidos que se registe para votar nas presidenciais de 2016 de modo a evitar a chegada do magnata à Casa Branca.

"Vamos votar e vamos marcar a diferença", disse um dos manifestantes.

Trump, que apresenta os melhores resultados entre os aspirantes a candidato republicano, visitou o Texas pela segunda vez após a sua viagem relâmpago de julho à cidade fronteiriça de Laredo, onde insistiu na sua proposta de construir um muro que separe os Estados Unidos do México.

Até agora, as manifestações contra o magnata apenas tinham reunido algumas dezenas de pessoas.

Por outro lado, cerca de 20.000 simpatizantes deslocaram-se ao American Airlines Center para ouvir as propostas de Trump.

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.