sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte anuncia lançamento de satélite espacial

A Coreia do Norte anunciou hoje que está a finalizar os preparativos para lançar um satélite espacial, uma operação considerada um ensaio disfarçado para o lançamento de mísseis, que poderia gerar um novo conflito com a comunidade internacional.

Reuters

O país "está a avançar na fase final de desenvolvimento de um novo satélite de observação da Terra para o prognóstico do tempo e outros propósitos", indicou o diretor da Administração Nacional para o Desenvolvimento Aeroespacial da Coreia do Norte, num comunicado publicado pela agência estatal KCNA.

O diretor, cujo nome foi omitido pela agência, não apresentou uma data concreta e simplesmente indicou que "o mundo vai observar como se elevam ao céu uma série de satélites nos momentos e lugares determinados pelo Comité Central do Partido dos Trabalhadores".

Acredita-se que o próximo lançamento da Coreia do Norte vai acontecer perto do dia 10 de outubro, quando se celebra o 70.º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores.

O diretor salientou, no entanto, que este lançamento "é um projeto de paz, em linha com o plano de desenvolvimento científico e tecnológico da DPRK [Coreia do Norte] para a construção de uma potência económica e melhoramento do níveo de vida do povo".

Ainda assim, a operação pode fazer prever um novo conflito entre Pyongyang e a comunidade internacional.

Colocar um satélite em órbita requer o lançamento de um foguetão de longo alcance, pelo que os Estados Unidos e outros países interpretam este tipo de ações da Coreia do Norte como ensaios disfarçados para o lançamento de um míssil intercontinental.

A Coreia do Sul já reagiu a este anúncio dizendo que qualquer lançamento de satélite pelo Norte será considerado um teste de míssil balístico e uma provocação "grave" que viola as resoluções da ONU.

"Qualquer lançamento de um míssil balístico pela Coreia do Norte é um grave ato de provocação", disse o porta-voz do Ministério da Defesa, Kim Min-Seok.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.