sicnot

Perfil

Mundo

EUA pedem à Coreia do Norte que se deixe de "provocações irresponsáveis"

A Presidência dos EUA apelou hoje aos dirigentes da Coreia do Norte para que evitem "provocações irresponsáveis", depois do reinício do funcionamento de um reator considerado a sua principal fonte de plutónio com qualidade militar.

© Gary Cameron / Reuters

"A Coreia do Norte deve abster-se de provocações irresponsáveis que só agravam as tensões regionais", declarou Josh Earnest, porta-voz do Presidente Barack Obama.

Os dirigentes do país "deveriam antes cumprir os seus compromissos internacionais", acrescentou.

O anúncio do reinício do funcionamento de um reator nuclear foi feito imediatamente a seguir à evocação por Pyongyang da possível colocação em órbita, em outubro, de satélites, com recurso a foguetões, uma eventualidade que para a Coreia do Sul seria um "ato grave de provocação".

A Coreia do Norte assegura que os disparos de foguetões visam colocar em órbita satélites para uso não militar, enquanto os EUA e os seus aliados consideram-nos testes de mísseis balísticos disfarçados.

A China, principal aliada diplomática da Coreia do Norte, sempre protegeu Pyongyang de sanções internacionais mais pesadas. Mas os dirigentes de Pequim toleram cada vez menos a retórica agressiva dos de Pyongyang.

Lusa

  • Reclusos que fugiram de Caxias tiveram cúmplices
    1:59

    País

    Uma falha de Portugal poderá explicar a libertação de um dos dois chilenos que fugiram de Caxias e foram apanhados em Espanha. As autoridades portuguesas atrasaram-se a enviar o mandado de detenção e a polícia espanhola libertou o fugitivo. Na investigação da fuga, acredita-se que os 3 reclusos tiveram cúmplices e a namorada de um deles já foi interrogada.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus parente e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.