sicnot

Perfil

Mundo

Organizador de caçada do leão Cecil detido por contrabando de antílopes

O caçador zimbabueano que organizou a caçada na qual o dentista norte-americano Walter Palmer matou Cecil, o leão mais famoso do Zimbabué, foi detido por suspeita de contrabando de antílopes, informaram hoje fontes policiais locais.

© Philimon Bulawayo / Reuters

Theo Bronkhorst foi detido na segunda-feira depois de a polícia ter reunido informações que o envolviam na tentativa de transporte de 29 antílopes, avaliados em mais de 340 mil dólares (cerca de 300 mil euros), na fronteira com a África do Sul.

"Bronkhorst está acusado de transportar animais sem autorização e de ser cúmplice de contrabando de animais selvagens", explicou a porta-voz da polícia local, Charity Caramba, em declarações à emissora estatal Zimbabwe Broadcasting Corporation (ZBC).

No fim de semana, a polícia intercetou um veículo com três sul-africanos, com documentos falsos, que tentavam atravessar a fronteira sul-africana com estes animais, valiosos pelos seus grandes chifres.

O grupo ambientalista Bhejane Trust explicou que os animais eram oriundos de uma quinta propriedade de Theo Bronkhorst, perto das cataratas Victoria, na região noroeste do Zimbabué.

Durante a viagem, dois antílopes morreram por falta de ventilação no veículo. Os restantes animais estavam de boa saúde.

No próximo dia 28 de setembro, Theo Bronkhorst terá de comparecer em tribunal por causa da organização da caçada ilegal que levou à morte do mediático leão Cecil em julho passado no Parque Nacional de Hwange, na região oeste.

Aparentemente, Bronkhorst terá utilizado um engodo para atrair o leão fora do parque. Deste modo, e em termos técnicos, a caça do espécime seria legal.

A morte de Cecil gerou controvérsia a nível internacional sobre os limites da caça desportiva, um negócio bastante lucrativo que atrai pessoas de todo o mundo que desejam transformar animais selvagens em troféus.

A maioria dos países da África austral permite a caça desportiva, com a exceção do Botsuana, que decidiu proibir a prática da modalidade há alguns dias.

Lusa

  • Germano Almeida vence Prémio Camões

    Cultura

    O escritor cabo-verdiano Germano Almeida é o vencedor do Prémio Camões 2018, foi esta segunda-feira anunciado, no Hotel Tivoli, em Lisboa, após reunião do júri.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.