sicnot

Perfil

Mundo

Organizador de caçada do leão Cecil detido por contrabando de antílopes

O caçador zimbabueano que organizou a caçada na qual o dentista norte-americano Walter Palmer matou Cecil, o leão mais famoso do Zimbabué, foi detido por suspeita de contrabando de antílopes, informaram hoje fontes policiais locais.

© Philimon Bulawayo / Reuters

Theo Bronkhorst foi detido na segunda-feira depois de a polícia ter reunido informações que o envolviam na tentativa de transporte de 29 antílopes, avaliados em mais de 340 mil dólares (cerca de 300 mil euros), na fronteira com a África do Sul.

"Bronkhorst está acusado de transportar animais sem autorização e de ser cúmplice de contrabando de animais selvagens", explicou a porta-voz da polícia local, Charity Caramba, em declarações à emissora estatal Zimbabwe Broadcasting Corporation (ZBC).

No fim de semana, a polícia intercetou um veículo com três sul-africanos, com documentos falsos, que tentavam atravessar a fronteira sul-africana com estes animais, valiosos pelos seus grandes chifres.

O grupo ambientalista Bhejane Trust explicou que os animais eram oriundos de uma quinta propriedade de Theo Bronkhorst, perto das cataratas Victoria, na região noroeste do Zimbabué.

Durante a viagem, dois antílopes morreram por falta de ventilação no veículo. Os restantes animais estavam de boa saúde.

No próximo dia 28 de setembro, Theo Bronkhorst terá de comparecer em tribunal por causa da organização da caçada ilegal que levou à morte do mediático leão Cecil em julho passado no Parque Nacional de Hwange, na região oeste.

Aparentemente, Bronkhorst terá utilizado um engodo para atrair o leão fora do parque. Deste modo, e em termos técnicos, a caça do espécime seria legal.

A morte de Cecil gerou controvérsia a nível internacional sobre os limites da caça desportiva, um negócio bastante lucrativo que atrai pessoas de todo o mundo que desejam transformar animais selvagens em troféus.

A maioria dos países da África austral permite a caça desportiva, com a exceção do Botsuana, que decidiu proibir a prática da modalidade há alguns dias.

Lusa

  • Acidente durante funeral em Miranda do Corvo causa 12 feridos
    2:39

    País

    Um acidente na zona de Miranda do Corvo fez esta terça-feira 12 feridos, um em estado grave. Foi durante um funeral, quando falharam os travões a um dos carros que seguia no cortejo, como explicou, em direto do local, o repórter Miguel Ângelo Marques.

  • Instalações militares vão ter reforço de segurança
    0:52

    Assalto em Tancos

    Depois do caso do roubo de material em Tancos, várias instalações militares vão sofrer um reforço de segurança do material que armazenam. As conclusões sobre o furto dos paióis de Tancos serviram de base às medidas anunciadas esta terça-feira pelo Ministério da Defesa. 

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Os elevadores do futuro
    7:13
  • Demências afetam 50 milhões de pessoas
    2:23

    Mundo

    Cinquenta milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 150 mil em Portugal sofrem de demências como o Alzheimer ou o Parkinson. Oitenta especialistas de 21 países reúnem-se esta semana na Fundação Champalimau, em Lisboa, para falar deste tipo de epidemia silenciosa.

  • Maria deixa 25 mil pessoas sem eletricidade em Guadalupe
    2:24
  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC