sicnot

Perfil

Mundo

Presidente brasileira diz estar "atenta" a tentativas de gerar instabilidade

A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, afirmou hoje que está "atenta" às tentativas de "gerar instabilidade" no país, em declarações a jornalistas em Brasília, citadas pela imprensa local.

© Ueslei Marcelino / Reuters

"O Brasil conquistou uma democracia a duras penas, eu sei o que estou dizendo, quantas penas duras foi para conquistar a democracia. Nós não vamos, em momento algum, concordar, ou, faremos tudo para impedir que processos não democráticos cresçam e se fortaleçam", afirmou Rousseff, segundo a Folha de São Paulo.

A Presidente afirmou que os grupos de "pessimistas" são os únicos que ganham com a crise. No último dia 10, um grupo de parlamentares de partidos de oposição e membros descontentes da coligação criou um movimento que defende a impugnação do mandato da Presidente, e lançaram um abaixo-assinado na Internet para angariar apoiantes.

Outro grupo de políticos, de partidos da coligação de Governo, lançou hoje uma declaração em "defesa da democracia" como reação ao manifesto da oposição e para demonstrar apoio à Presidência de Rousseff.

A chefe do Governo também defendeu as novas medidas de austeridade anunciadas na segunda-feira, que incluem corte de gastos no valor de 6.000 milhões de euros e aumento de impostos, e disse que a reforma administrativa será anunciada até ao próximo dia 23, com cortes de ministérios e cargos de confiança.

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.