sicnot

Perfil

Mundo

Rei saudita sanciona construtora BinLaden após queda de grua na Grande Mesquita de Meca

O rei da Arábia Saudita decidiu hoje sancionar a construtora BinLaden Group, responsável pela ampliação dos locais sagrados em Meca, após a queda de uma grua que provocou mais de 100 mortos na Grande Mesquita daquela cidade saudita.

Segundo a agência oficial saudita SPA, o BinLaden Group será excluído dos concursos e dos novos projetos públicos e os membros do conselho de administração da construtora ficam proibidos de sair do reino saudita até ao fim dos processos judiciais que visam a empresa, fundada na década de 1930 pelo pai do antigo líder da rede terrorista Al-Qaida.

Estas medidas foram anunciadas pelo rei Salman depois de ter conhecimento das conclusões de uma comissão de inquérito que afirmou que "a saudita BinLaden Group tinha sido parcialmente responsável" pelo acidente por "não ter respeitado as normas de segurança" no local da obra.

Na passada sexta-feira, a queda de uma grua sobre a Grande Mesquita de Meca fez pelo menos 107 mortos e cerca de 400 feridos de diferentes países.

O acidente aconteceu poucos dias antes das celebrações do haji, a peregrinação a Meca que os muçulmanos devem realizar, pelo menos, uma vez na vida.

A construtora BinLaden Group está envolvida num importante projeto de vários milhões de dólares, lançado há quatro anos, que visa ampliar em 400.000 metros quadrados a superfície da Grande Mesquita, o equivalente a 50 campos de futebol.

A ambição das autoridades sauditas é que o local consiga acolher, ao mesmo tempo, 2,2 milhões de fiéis.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.