sicnot

Perfil

Mundo

Rei saudita sanciona construtora BinLaden após queda de grua na Grande Mesquita de Meca

O rei da Arábia Saudita decidiu hoje sancionar a construtora BinLaden Group, responsável pela ampliação dos locais sagrados em Meca, após a queda de uma grua que provocou mais de 100 mortos na Grande Mesquita daquela cidade saudita.

Segundo a agência oficial saudita SPA, o BinLaden Group será excluído dos concursos e dos novos projetos públicos e os membros do conselho de administração da construtora ficam proibidos de sair do reino saudita até ao fim dos processos judiciais que visam a empresa, fundada na década de 1930 pelo pai do antigo líder da rede terrorista Al-Qaida.

Estas medidas foram anunciadas pelo rei Salman depois de ter conhecimento das conclusões de uma comissão de inquérito que afirmou que "a saudita BinLaden Group tinha sido parcialmente responsável" pelo acidente por "não ter respeitado as normas de segurança" no local da obra.

Na passada sexta-feira, a queda de uma grua sobre a Grande Mesquita de Meca fez pelo menos 107 mortos e cerca de 400 feridos de diferentes países.

O acidente aconteceu poucos dias antes das celebrações do haji, a peregrinação a Meca que os muçulmanos devem realizar, pelo menos, uma vez na vida.

A construtora BinLaden Group está envolvida num importante projeto de vários milhões de dólares, lançado há quatro anos, que visa ampliar em 400.000 metros quadrados a superfície da Grande Mesquita, o equivalente a 50 campos de futebol.

A ambição das autoridades sauditas é que o local consiga acolher, ao mesmo tempo, 2,2 milhões de fiéis.

Lusa

  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.