sicnot

Perfil

Mundo

Família de Mullah Omar põe fim à disputa com novo líder talibã

A família do Mullah Omar prometeu lealdade ao novo chefe talibã, 'mullah' Mansour, pondo fim à disputa pela sucessão na liderança hoje anunciada, que tem gerado tensão entre as duas partes.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Ahmad Masood / Reuters

"Esperamos que, com a promessa de lealdade da família do falecido 'mullah' Omar, os talibãs que se encontram com dúvidas e não prometeram lealdade [ao "mullah" Mansour] mudem a sua posição", afirmou o porta-voz talibã, Zabihullah Mujahid.

A promessa de lealdade deu-se na passada terça-feira, durante uma reunião onde estiveram presentes, entre outros, o filho mais velho e o irmão mais novo de Omar.

"Este é um bom prenúncio para os talibãs, pois agora estamos perto de pôr fim às fraturas internas e, uma vez mais, levar a todos os talibãs infelizes um novo líder", declaração Mujahid.

Os talibãs divulgaram um comunicado onde citaram declarações do irmão e do filho de Omar, que asseguram o compromisso de manter a união e pedem a todos que façam o mesmo.

Mansour, de acordo com o comunicado, prometeu à família de Omar, como forma de agradecimento, um "papel significativo na tomada de decisões".

Lusa

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.