sicnot

Perfil

Mundo

Ban Ki-moon pede "contenção" aos militares do Burkina Faso

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje aos militares do Burkina Faso para "demonstrarem contenção e respeitarem os direitos humanos e a segurança" da população.

© Afolabi Sotunde / Reuters

Citado pelo seu porta-voz, Ban Ki-moon reiterou a sua "condenação" do "golpe de Estado" no país africano e considerou que os responsáveis desta ação militar devem "prestar contas".

O enviado especial de Ban à África ocidental, Mohamed ibn Chambas, permanece na capital Ouagadougou em contacto com organizações regionais e outros responsáveis internacionais para "apoiar e salvaguardar a transição no Burkina Faso".

Numa declaração emitida na quarta-feira, o secretário-geral da ONU tinha referido estar "escandalizado" pela detenção do Presidente, Michel Kafando, e do primeiro-ministro, Isaac Zina, que permanecem em prisão domiciliária após o golpe desencadeado pelo general Gilbert Diendéré.

Lusa

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54