sicnot

Perfil

Mundo

Esqueletos de 200 soldados de Napoleão encontrados na Alemanha

Os esqueletos de 200 soldados de Napoleão foram encontrados durante obras de construção civil na cidade alemã de Frankfurt, indicaram hoje as autoridades.

© Philippe Wojazer / Reuters

"Estimamos que cerca de 200 pessoas tenham sido aqui enterradas", disse Olaf Cunitz, diretor do ordenamento urbano da cidade, numa conferência de imprensa realizada no local do achado, no bairro de Roedelheim.

"De acordo com o nosso cálculo preliminar, trata-se de soldados da Grande Armada de 1813", que regressavam da ofensiva de Napoleão à Rússia.

Tinham participado em batalhas que fizeram 15.000 mortos em zonas próximas de Frankfurt em outubro de 1813, precisou Cunitz.

Os soldados provavelmente morreram de ferimentos sofridos em combate ou sucumbiram a uma epidemia de febre tifoide que dizimou o seu exército na altura, prosseguiu, acrescentando, contudo, que isto terá ainda de ser cientificamente confirmado.

Existe a certeza de que "as sepulturas foram feitas de emergência", salientou Andrea Hampel, diretora do património histórico de Frankfurt.

Os soldados foram enterrados em caixões, que mantiveram os esqueletos bem preservados.

Estavam alinhados numa fila, sem lápides funerárias, com orientação norte-sul, em vez do eixo este-oeste, como era habitual entre os cristãos europeus, na época, o que sugere que foram sepultados à pressa, referiu Hampel.

Mais de 30 esqueletos foram desenterrados, e espera-se que os trabalhos para desenterrar os restantes demorem entre quatro e seis semanas, indicou o coordenador das escavações, Juergen Langendorf.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.