sicnot

Perfil

Mundo

O segredo do café para nos manter acordados

Uma chávena de café ao final do dia pode manter-nos acordados durante a noite não só porque a cafeína é um estimulante mas também porque atrasa o relógio biológico.

© Mario Anzuoni / Reuters

Tomar um café três horas antes de deitar atrasa a produção da hormona do sono - a melatonina - em cerca da 40 minutos, razão pela qual se torna difícil adormecer.

Os responsáveis pelo estudo, publicado na revista Science Translation Medicine, fizeram uma experiência em laboratório, com células expostas à cafeína. Concluíram que a substância presente no café alterava o ritmo interno dessas células.

Entretanto, numa outra experiência, cinco pessoas estiveram durante 50 dias num laboratório. Ao ser-lhes dado café ao final do dia, o relógio biológico atrasava 40 minutos.

Os cientistas consideram esta descoberta importante para a compreensão e tratamento de distúrbios do sono, bem como para a ajuda em ultrapassar o jet lag provocado pelas viagens.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Manifestações na Venezuela fazem 29 mortos
    1:22

    Mundo

    A situação na Venezuela é cada vez mais caótica. Caracas ameaça agora sair da Organização dos Estados Americanos, deixando o país ainda mais isolado. Os confrontos entre manifestantes e a polícia têm-se repetido nos últimos dias e já provocaram 29 mortos, mais de 400 feridos e cerca de 1.200 pessoas foram detidas.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.