sicnot

Perfil

Mundo

O segredo do café para nos manter acordados

Uma chávena de café ao final do dia pode manter-nos acordados durante a noite não só porque a cafeína é um estimulante mas também porque atrasa o relógio biológico.

© Mario Anzuoni / Reuters

Tomar um café três horas antes de deitar atrasa a produção da hormona do sono - a melatonina - em cerca da 40 minutos, razão pela qual se torna difícil adormecer.

Os responsáveis pelo estudo, publicado na revista Science Translation Medicine, fizeram uma experiência em laboratório, com células expostas à cafeína. Concluíram que a substância presente no café alterava o ritmo interno dessas células.

Entretanto, numa outra experiência, cinco pessoas estiveram durante 50 dias num laboratório. Ao ser-lhes dado café ao final do dia, o relógio biológico atrasava 40 minutos.

Os cientistas consideram esta descoberta importante para a compreensão e tratamento de distúrbios do sono, bem como para a ajuda em ultrapassar o jet lag provocado pelas viagens.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.