sicnot

Perfil

Mundo

O segredo do café para nos manter acordados

Uma chávena de café ao final do dia pode manter-nos acordados durante a noite não só porque a cafeína é um estimulante mas também porque atrasa o relógio biológico.

© Mario Anzuoni / Reuters

Tomar um café três horas antes de deitar atrasa a produção da hormona do sono - a melatonina - em cerca da 40 minutos, razão pela qual se torna difícil adormecer.

Os responsáveis pelo estudo, publicado na revista Science Translation Medicine, fizeram uma experiência em laboratório, com células expostas à cafeína. Concluíram que a substância presente no café alterava o ritmo interno dessas células.

Entretanto, numa outra experiência, cinco pessoas estiveram durante 50 dias num laboratório. Ao ser-lhes dado café ao final do dia, o relógio biológico atrasava 40 minutos.

Os cientistas consideram esta descoberta importante para a compreensão e tratamento de distúrbios do sono, bem como para a ajuda em ultrapassar o jet lag provocado pelas viagens.

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37
  • Trump e Netanyahu discutiram "ameaças que o Irão coloca"

    Mundo

    O novo Presidente norte-americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, debateram "as ameaças que o Irão coloca" e concordaram que a paz israelo-palestiniana só pode ser "negociada diretamente", anunciou este domingo a Casa Branca.