sicnot

Perfil

Mundo

Moçambique livre de minas antipessoais

Moçambique livre de minas antipessoais

Moçambique é oficialmente um país livre de minas antipessoais. O momento oficial foi marcado por uma cerimónia em Maputo, assinalada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.

O programa de desminagem do país começou há pouco mais duas décadas. Desde 1993 foram desativadas mais de 170 mil minas. Não se sabe ao certo o número de vítimas mortais.

O último relatório do Observatório dos Direitos Humanos é de 1994 e estima que as minas antipessoais mataram entre 10 mil a 15 mil pessoas e outras 8 mil pessoas foram amputadas.

  • "De hoje em diante, só a América virá em primeiro lugar"
    3:20
  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39

    Mundo

    As primeiras decisões da era Trump não tardaram. O 45.º Presidente dos Estados Unidos da América já avançou com algumas medidas, entre elas, a confirmação dos nomes que vão compor a nova administração e a criação do Dia do Patriotismo.

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.