sicnot

Perfil

Mundo

Moçambique livre de minas antipessoais

Moçambique livre de minas antipessoais

Moçambique é oficialmente um país livre de minas antipessoais. O momento oficial foi marcado por uma cerimónia em Maputo, assinalada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.

O programa de desminagem do país começou há pouco mais duas décadas. Desde 1993 foram desativadas mais de 170 mil minas. Não se sabe ao certo o número de vítimas mortais.

O último relatório do Observatório dos Direitos Humanos é de 1994 e estima que as minas antipessoais mataram entre 10 mil a 15 mil pessoas e outras 8 mil pessoas foram amputadas.

  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32

    País

    Há cada vez mais homens e idosos a pedirem ajuda à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Segundo o relatório anual da APAV conhecido esta segunda-feira, foram identificadas quase 10 mil vítimas de violência no ano passado. Cerca de 80% são mulheres casadas e com cerca de 50 anos.