sicnot

Perfil

Mundo

Moçambique livre de minas antipessoais

Moçambique livre de minas antipessoais

Moçambique é oficialmente um país livre de minas antipessoais. O momento oficial foi marcado por uma cerimónia em Maputo, assinalada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.

O programa de desminagem do país começou há pouco mais duas décadas. Desde 1993 foram desativadas mais de 170 mil minas. Não se sabe ao certo o número de vítimas mortais.

O último relatório do Observatório dos Direitos Humanos é de 1994 e estima que as minas antipessoais mataram entre 10 mil a 15 mil pessoas e outras 8 mil pessoas foram amputadas.

  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Sondagem prevê vitória de Basílio em Sintra e de Bernardino em Loures
    3:03
  • Icebergue com 5.800 quilómetros quadrados está a deslocar-se na Antártida

    Mundo

    Um icebergue gigante está a deslocar-se na Antártida em direção ao mar de Weddell segundo as imagens de satélite reveladas. Trata-se do A68, um icebergue quatro vezes maior que a cidade de Londres. Com cerca de 5.800 quilómetros quadrados e triliões de toneladas, A68 é um dos maiores icebergues conhecidos.