sicnot

Perfil

Mundo

Sobe para 13 número de mortos no sismo no Chile

O forte sismo que esta semana atingiu o Chile matou 13 pessoas e deixou outras seis desaparecidas, segundo o mais recente balanço divulgado pelo governo na sexta-feira.

© Ivan Alvarado / Reuters

"O número subiu para 13 mortos", disse Mahmud Aleuy, vice-ministro do Interior, numa conferência de imprensa na capital chilena, onde os edifícios tremeram e as pessoas saíram para a rua em busca de segurança.

O sismo de magnitude 8,3 registou-se às 19:45 locais (23:54 em Lisboa) na quarta-feira e levou à emissão de um alerta de 'tsunami' que obrigou à retirada de cerca de um milhão de habitantes das zonas costeiras.

O abalo foi seguido de 71 réplicas de menor intensidade, sentidas ao longo de toda a madrugada, a maioria nas zonas de Atacama e Coquimbo (norte), onde se situou o epicentro, a cerca de 290 quilómetros da capital, Santiago do Chile.

Algumas das réplicas registaram magnitudes superiores a 6 graus na escala de Richter.

Lusa

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.