sicnot

Perfil

Mundo

Começa na Nova Zelândia processo para extraditar Kim Dotcom para os EUA

O processo para extraditar o fundador do portal Megaupload, Kim Dotcom, para os Estados Unidos da América (EUA), onde é procurado por alegada pirataria informática e outros crimes, começou hoje na cidade neozelandesa de Auckland.

© Nigel Marple / Reuters

"Este caso não é sobre mim, mas sobre o controlo que damos às empresas norte-americanas e ao Governo norte-americano sobre a Internet", disse hoje Dotcom, na sua conta de Twitter, ainda que depois tenha recusado fazer declarações à imprensa.

Juntamente com Dotcom serão julgados em Auckland os alemães Mathias Ortmann e Finn Batato e o holandês Bram van der Kolk, todos detidos em janeiro de 2012 na mansão alugada nos arredores da cidade neozelandeza, como parte de uma operação internacional dirigida pelo FBI.

Na sessão de abertura do julgamento, o juiz Nevin Dawson analisa os pedidos dos arguidos para suspender ou adiar o processo.

O processo de extradição deve demorar cerca de quatro semanas, com a apresentação da análise de um especialista norte-americano sobre direitos de autor, que questiona a base legal da acusação formulada pelas autoridades do seu país.

Segundo as investigações do FBI, o Megaupload, que chegou a ter 50 milhões de usuários e a representar 4% do tráfico mundial, gerou ilegalmente 175 milhões de dólares (162 milhões de euros).

Até agora, o único condenado dos sete membros do Megaupload acusados nos Estados Unidos da América é o programador estónio Andrus Nomm, que em fevereiro passado foi condenado a cerca de um ano de prisão depois de admitir participação na violação de direitos de autor.

Lusa

  • Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.