sicnot

Perfil

Mundo

Merkel promete "cooperar estreitamente" com Tsipras

A chanceler alemã, Angela Merkel, felicitou hoje Alexis Tsipras pela vitória nas legislativas de domingo na Grécia e prometeu cooperar estreitamente com o Governo grego quanto às crises da dívida e dos refugiados, disse o seu porta-voz.

© Ralph Orlowski / Reuters

"Naturalmente que o Governo vai trabalhar estreitamente e num espírito de parceria com o novo governo grego", disse Steffen Seibert à imprensa.

"Esta oferta aplica-se tanto a ultrapassarmos em conjunto a crise da dívida como aos desafios colocados pela situação dos refugiados, que exige respostas comuns", acrescentou.

A Grécia, em crise económica há cinco anos, assinou em julho um terceiro acordo de resgate em troca de reformas. O país é, por outro lado, aquele que mais migrantes tem recebido nos últimos meses, dada a proximidade das suas ilhas das costas da Turquia.

O porta-voz de Merkel afirmou que o terceiro resgate é "uma base muito clara para ultrapassar a crise da dívida" e sublinhou que o acordo foi assinado com a República Helénica e não com um determinado governo. "Isto significa que ele continua inteiramente válido", disse.

No telefonema que Merkel fez a Tsipras, os dois dirigentes falaram da cimeira europeia extraordinária sobre refugiados marcada para quarta-feira e "acordaram cooperar estreitamente nas questões a discutir na reunião e noutras questões europeias e bilaterais", segundo o porta-voz.

O Syriza de Alexis Tsipras foi o vencedor das eleições gregas realizadas no domingo, conquistando 35,47% dos votos e 145 lugares no parlamento. Tsipras toma posse ainda hoje, pelo que participará à cimeira já como primeiro-ministro.

Lusa

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    A situação económica e financeira foi o tema escolhido pelo Governo, mas a polémica da descida da Taxa Social Única dominará certamente a discussão na Assembleia da República. Veja aqui em direto e participe no Minuto a Minuto Parlamento Global/SIC.

    Direto

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.