sicnot

Perfil

Mundo

Merkel promete "cooperar estreitamente" com Tsipras

A chanceler alemã, Angela Merkel, felicitou hoje Alexis Tsipras pela vitória nas legislativas de domingo na Grécia e prometeu cooperar estreitamente com o Governo grego quanto às crises da dívida e dos refugiados, disse o seu porta-voz.

© Ralph Orlowski / Reuters

"Naturalmente que o Governo vai trabalhar estreitamente e num espírito de parceria com o novo governo grego", disse Steffen Seibert à imprensa.

"Esta oferta aplica-se tanto a ultrapassarmos em conjunto a crise da dívida como aos desafios colocados pela situação dos refugiados, que exige respostas comuns", acrescentou.

A Grécia, em crise económica há cinco anos, assinou em julho um terceiro acordo de resgate em troca de reformas. O país é, por outro lado, aquele que mais migrantes tem recebido nos últimos meses, dada a proximidade das suas ilhas das costas da Turquia.

O porta-voz de Merkel afirmou que o terceiro resgate é "uma base muito clara para ultrapassar a crise da dívida" e sublinhou que o acordo foi assinado com a República Helénica e não com um determinado governo. "Isto significa que ele continua inteiramente válido", disse.

No telefonema que Merkel fez a Tsipras, os dois dirigentes falaram da cimeira europeia extraordinária sobre refugiados marcada para quarta-feira e "acordaram cooperar estreitamente nas questões a discutir na reunião e noutras questões europeias e bilaterais", segundo o porta-voz.

O Syriza de Alexis Tsipras foi o vencedor das eleições gregas realizadas no domingo, conquistando 35,47% dos votos e 145 lugares no parlamento. Tsipras toma posse ainda hoje, pelo que participará à cimeira já como primeiro-ministro.

Lusa

  • Fuzileiros continuam no terreno a ajudar população
    3:03
  • Família Obama de férias na Indonésia

    Mundo

    Das águas claras de Bali aos encantos dos templos de Java, o antigo Presidente norte-americano Barack Obama levou a esposa e as filhas de férias numa aventura de (re)descobertas por um país onde Obama viveu durante quatro anos da sua infância.

    SIC

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44
  • Desacatos no aeroporto de Faro deixam turistas britânicos em terra
    1:46

    País

    Cinco pessoas, que integravam o grupo de turistas britânicos que nos últimos dias causou desacatos em Albufeira, foram ontem impedidas de regressar a Inglaterra. Agressões no aeroporto e desacatos à entrada do avião levaram os comandantes de dois voos a recusar levar aqueles passageiros.