sicnot

Perfil

Mundo

Papa e Fidel trocam livros

O Papa Francisco esteve com Fidel Castro em Havana. O encontro à porta-fechada foi na residência oficial do antigo presidente cubano, durou meia hora e aconteceu depois da missa celebrada na Praça da Revolução. A visita de Francisco a Cuba termina quarta-feira, dia em que segue para os Estados Unidos.

© Handout . / Reuters

© Handout . / Reuters

Um porta-voz do Vaticano adianta que o Papa ofereceu a Fidel Castros vários livros, incluindo uma obra sobre humor e religião. Falaram sobre vários temas do mundo atual, acrescentou o Vaticano.

O papa Francisco, que chegou no sábado passado a Cuba, viaja hoje para a região de Holguín, onde vai celebrar uma missa na Praça da Revolução, prosseguindo depois para a cidade de Santiago.

O papa partirá da capital cubana às 08:00 locais (12:00 GMT) e tem previsto aterrar em Holguín, a terceira cidade da ilha, por habitantes, uma hora e vinte minutos depois, para ir diretamente à Praça da Revolução, onde vai celebrar uma missa.

A Praça da Revolução de Holguín foi criada em homenagem ao major-general Calixto García, herói das três guerras independentistas do século XIX.

Milhares de cubanos saíram no sábado às ruas de Havana para receber o papa Francisco e agradecer-lhe os esforços no restabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos.

Francisco chegou no sábado a Cuba, na primeira etapa de uma viagem que o levará também aos Estados Unidos, tendo sido recebido no aeroporto pelo Presidente cubano, Raúl Castro.

À chegada a Cuba, Francisco instou Cuba e os Estados Unidos "a avançar" na normalização das relações bilaterais e a "desenvolver todas as suas potencialidades".

Até terça-feira, o papa estará em Cuba, com passagens por Havana, Holguín e Santiago, para encontros com jovens, famílias e bispos.

Com Lusa

  • Suécia conquista primeira vitória no Mundial frente à República da Coreia (1-0)

    Mundial 2018 / Suécia

    Depois de uma ausência de 12 anos nos campeonatos do mundo, a Suécia volta e começa a ganhar. Um penálti de Andreas Granqvist aos 65 minutos garantiu a vitória frente à República da Coreia na fase de grupos do Mundial. As equipas jogam pelo grupo F, onde também estão a Alemanha e o México. Veja aqui o golo e os lances da partida.

  • Combate ao terrorismo e corrupção são prioridades do novo diretor da PJ
    2:42

    País

    O novo diretor da Polícia Judiciária diz que o combate ao terrorismo e à corrupção estão entre as maiores prioridades para a PJ. Mas alerta que são precisos meios para cumprir essa missão. Luís Neves tomou posse esta manhã, depois de 20 anos ligados à investigação do crime mais violento.

  • Três mortos e mais de 200 feridos do sismo no Japão
    1:07

    Mundo

    Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a região oeste do Japão, segundo um novo balanço das autoridades nipónicas. Uma das vítimas mortais era uma criança de 9 anos.