sicnot

Perfil

Mundo

Papa e Fidel trocam livros

O Papa Francisco esteve com Fidel Castro em Havana. O encontro à porta-fechada foi na residência oficial do antigo presidente cubano, durou meia hora e aconteceu depois da missa celebrada na Praça da Revolução. A visita de Francisco a Cuba termina quarta-feira, dia em que segue para os Estados Unidos.

© Handout . / Reuters

© Handout . / Reuters

Um porta-voz do Vaticano adianta que o Papa ofereceu a Fidel Castros vários livros, incluindo uma obra sobre humor e religião. Falaram sobre vários temas do mundo atual, acrescentou o Vaticano.

O papa Francisco, que chegou no sábado passado a Cuba, viaja hoje para a região de Holguín, onde vai celebrar uma missa na Praça da Revolução, prosseguindo depois para a cidade de Santiago.

O papa partirá da capital cubana às 08:00 locais (12:00 GMT) e tem previsto aterrar em Holguín, a terceira cidade da ilha, por habitantes, uma hora e vinte minutos depois, para ir diretamente à Praça da Revolução, onde vai celebrar uma missa.

A Praça da Revolução de Holguín foi criada em homenagem ao major-general Calixto García, herói das três guerras independentistas do século XIX.

Milhares de cubanos saíram no sábado às ruas de Havana para receber o papa Francisco e agradecer-lhe os esforços no restabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos.

Francisco chegou no sábado a Cuba, na primeira etapa de uma viagem que o levará também aos Estados Unidos, tendo sido recebido no aeroporto pelo Presidente cubano, Raúl Castro.

À chegada a Cuba, Francisco instou Cuba e os Estados Unidos "a avançar" na normalização das relações bilaterais e a "desenvolver todas as suas potencialidades".

Até terça-feira, o papa estará em Cuba, com passagens por Havana, Holguín e Santiago, para encontros com jovens, famílias e bispos.

Com Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.