sicnot

Perfil

Mundo

Scott Walker desiste da corrida à nomeação republicana às presidenciais 2016

O governador do Wisconsin, Scott Walker, anunciou na segunda-feira que abandona a corrida à nomeação republicana para as presidenciais de 2016 nos Estados Unidos, vítima da rápida ascensão do polémico Donald Trump.

© CHRIS KEANE / Reuters

"Hoje, penso que sou chamado a dar um exemplo e contribuir para desbravar terreno para que uma mensagem positiva e conservadora possa sobrepor-se. Por isso suspendo a minha candidatura com efeitos imediatos", disse Walker à imprensa em Madison, capital do Wisconsin (norte), do qual é governador desde 2011.

Walker criticou o tom negativo da campanha republicana e apelou aos 15 outros candidatos ainda na corrida que abandonem a corrida para favorecer um candidato que possa vencer as presidenciais de novembro de 2016.

Evocando o antigo presidente Ronald Reagan como um modelo porque "era um otimista", Walker lamentou que o debate republicano "não esteja centrado nessa visão otimista da América" e "tenha resvalado para ataques pessoais".

Walker, 47 anos, é o segundo candidato à nomeação republicana, depois do ex-governador do Texas Rick Perry, que abandonou desistiu a 11 de setembro.

Scott Walker começou por ser considerado um dos candidatos mais bem colocados e, na primavera, surgia mesmo à frente em várias sondagens, mas a entrada de Donald Trump na corrida, em junho, alterou completamente o panorama, com o milionário a liderar as sondagens.

Lusa

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..