sicnot

Perfil

Mundo

Sexo não provoca ataques cardíacos

O sexo não desencadeia ataques cardíacos, mesmo a quem já tenha sofrido um. Uma equipa de cientistas alemã concluiu que a atividade sexual é "moderada", equivalente a subir dois lances de escada ou a um pequeno passeio a pé.

© Toby Melville / Reuters

Num estudo conduzido com 536 pacientes com problemas cardíacos, com idades entre os 30 e os 70 anos, os cientistas da Universidade de Ulm compararam a atividade sexual com as taxas de enfartes e mortes por doença cardíaca. A todos foi perguntado como era a vida sexual nos 12 meses antes do ataque cardíaco. Não foi encontrada qualquer relação entre o sexo e os problemas cardíacos.

"Com base nos dados recolhidos, é quase impossível que o sexo seja um fator relevante que desencadeie um ataque cardíaco", afirmou o professor Dietrich Rothenbacher ao jornal britânico The Telegraph.

Dos que participaram no estudo, mais de metade (55%) disseram ter relações sexuais uma ou mais vezes por semana. Apenas um quarto tinha relações sexuais menos de uma vez por semana e 4,7% tinha uma vez por mês. Um total de 14,9% afirmou não ter feito sexo nos 12 meses anteriores ao ataque cardíaco.

"Menos de metade dos homens e menos de um terço das mulheres são bem informados sobresexo após um enfarte pelos seus médicos. É importante assegurar aos doentes que não correm riscos e que devem retomar a sua normal atividade sexual", sublinhou o cientista alemão, um dos autores do estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology.

  • Lesados do BES manifestam-se hoje no Porto

    País

    Um grupo de lesados pelo Banco Espírito Santo (BES) concentra-se hoje no Porto, junto ao Novo Banco, para exigir "a totalidade do dinheiro e os juros vencidos até à data", indicou um dos investidores.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Putin apela a concessões para solução do conflito na Síria
    1:07

    Mundo

    Vladimir Putin afirma que há uma oportunidade real de pôr fim ao conflito na Síria mas avisa que são necessárias concessões de todas as partes envolvidas. O presidente russo recebeu esta quarta-feira os homólogos do Irão e da Turquia em Sochi, na Rússia.