sicnot

Perfil

Mundo

Tigre que matou tratadora na Nova Zelândia não será abatido

O tigre que matou a tratadora, num jardim zoológico na Nova Zelândia, não será abatido porque o ataque esteve "de acordo com os seus instintos naturais", informou hoje a administração.

Arquivo

Arquivo

REUTERS

A tratadora Samantha Kudewah morreu no domingo quando o animal, um tigre-de-sumatra chamado Oz, a atacou no zoo de Hamilton, a sul de Auckland.

O Conselho de Hamilton, que gere o jardim zoológico, descreveu a morte de Kudewah como uma tragédia, mas disse que não havia nada a ganhar em matar o tigre.

"Apesar de haver um risco inerente aos funcionários do zoo que lidam com grandes gatos como Oz, não há um risco superior, não há razão para abatermos Oz", disse o gerente comunitário do conselho, Lance Vervoort, em comunicado.

"A decisão é nossa. O Oz é um animal significativo para a sua espécie. É pai de duas crias e é vital para o programa de reprodução para conservar esta espécie rara. A opinião maioritária dos profissionais do zoo é que o ataque de Oz a Samantha esteve de acordo com os seus instintos naturais", afirmou.

Os tigres-de-sumatra fazem parte da lista de espécies ameaçadas, estimando-se que apenas restem 500 em estado selvagem.

  • Reembolsos do IRS e IVA agravam défice

    Economia

    O défice orçamental atingiu os 1.931 milhões de euros em abril, mais 313 milhões em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados da execução orçamental hoje revelados. A subida dos reembolsos fiscais agravaram as contas do Estado.

  • Pombo apanhado a transportar droga no Kuwait

    Mundo

    Há muitos anos, os pombos-correios serviam para trocar mensagens, quase como o WhatsApp da época. Contudo, nos dias de hoje a troca de informação é facilitada e há quem prefira usar estes animais para técnicas ilegais. Foi o que aconteceu no Kuwait, onde as autoridades apanharam um pombo com uma bolsa nas costas, que transportava drogas.

  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00