sicnot

Perfil

Mundo

Marine Le Pen será julgada em outubro por incitamento ao ódio racial em França

A líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, será julgada a 20 de outubro, em Lyon, por alegada incitação ao ódio racial, divulgaram hoje fontes judiciárias.

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

É a primeira vez que a presidente da Frente Nacional (FN) deverá responder perante um juiz pela acusação de "incitação ao ódio racial".

Interrogada hoje pela agência de notícias francesa AFP sobre a sua presença nesta audiência, a líder política respondeu que comparecerá em tribunal.

"Sim, claro. Eu não vou perder essa oportunidade!", declarou.

Em dezembro de 2010, durante uma reunião com os seus partidários em Lyon, Marine Le Pen -- enquanto fazia campanha para a Presidência pelo FN -- denunciou num discurso "as preces de rua" dos muçulmanos, comparando-os à ocupação nazi durante a II Guerra Mundial.

O seu discurso valeu-lhe uma investigação preliminar pela procuradoria de Lyon por incitação ao ódio racial.

Esta investigação foi encerrada em setembro de 2011, mas uma associação interveio junto de um juiz de instrução de Lyon e uma investigação judicial foi aberta em janeiro de 2012.

Ao votar o levantamento da sua imunidade parlamentar em 02 de julho de 2013, o parlamento europeu abriu a via para a acusação e o julgamento da eurodeputada.

Lusa

  • CGTP espera milhares na 1ª manifestação nacional do ano
    1:49

    País

    A CGTP-IN conta ter "dezenas de milhares de trabalhadores" de todo o país e setores de atividade na primeira manifestação nacional do ano, marcada para esta tarde, em Lisboa, em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.Estão previstas centenas de autocarros e quatro comboios especiais, um de Braga e três do Porto, para transportar os manifestantes para a capital.De Coimbra saíram 13 autocarros, com cerca de 700 trabalhadores, de setores diferentes para exigir ao governo reposição de direitos perdidos.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.