sicnot

Perfil

Mundo

Papa apela para novo tipo de 'revolução' em Cuba: uma reconciliação

O papa Francisco disse hoje missa na cidade de Santiago de Cuba, berço da revolução comunista de 1959 na ilha, apelando para um novo tipo de 'revolução', uma de reconciliação.

© Edgard Garrido / Reuters

O papa, que parte hoje de Cuba para a sua primeira visita de sempre aos Estados Unidos, disse a última missa da parte cubana da sua viagem na basílica dedicada a Nossa Senhora da Caridade de El Cobre, a santa padroeira da ilha -- uma Virgem Maria miscigenada que simboliza as suas raízes espanholas e africanas entrecruzadas.

Francisco louvou Maria como a personificação de "uma revolução de ternura", e instou os cubanos a seguirem o seu exemplo "para construírem pontes, deitar abaixo muros, plantar sementes de reconciliação", em comentários que pareciam aludir à recente reconciliação que ajudou a iniciar entre Cuba e os Estados Unidos.

"A alma do povo cubano foi forjada pelo sofrimento e pela privação que não conseguiram suprimir a fé, essa fé que foi mantida viva graças a todas aquelas avós que acolheram, na vida quotidiana dos seus lares, a presença viva de Deus".

O argentino de 78 anos, o primeiro papa latino-americano, iria em seguida encontrar-se com famílias e abençoar aquela cidade do sudeste, a segunda maior do país, antes de partir para Washington.

Lusa

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.