sicnot

Perfil

Mundo

Papa apela para novo tipo de 'revolução' em Cuba: uma reconciliação

O papa Francisco disse hoje missa na cidade de Santiago de Cuba, berço da revolução comunista de 1959 na ilha, apelando para um novo tipo de 'revolução', uma de reconciliação.

© Edgard Garrido / Reuters

O papa, que parte hoje de Cuba para a sua primeira visita de sempre aos Estados Unidos, disse a última missa da parte cubana da sua viagem na basílica dedicada a Nossa Senhora da Caridade de El Cobre, a santa padroeira da ilha -- uma Virgem Maria miscigenada que simboliza as suas raízes espanholas e africanas entrecruzadas.

Francisco louvou Maria como a personificação de "uma revolução de ternura", e instou os cubanos a seguirem o seu exemplo "para construírem pontes, deitar abaixo muros, plantar sementes de reconciliação", em comentários que pareciam aludir à recente reconciliação que ajudou a iniciar entre Cuba e os Estados Unidos.

"A alma do povo cubano foi forjada pelo sofrimento e pela privação que não conseguiram suprimir a fé, essa fé que foi mantida viva graças a todas aquelas avós que acolheram, na vida quotidiana dos seus lares, a presença viva de Deus".

O argentino de 78 anos, o primeiro papa latino-americano, iria em seguida encontrar-se com famílias e abençoar aquela cidade do sudeste, a segunda maior do país, antes de partir para Washington.

Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.