sicnot

Perfil

Mundo

Papa apela para novo tipo de 'revolução' em Cuba: uma reconciliação

O papa Francisco disse hoje missa na cidade de Santiago de Cuba, berço da revolução comunista de 1959 na ilha, apelando para um novo tipo de 'revolução', uma de reconciliação.

© Edgard Garrido / Reuters

O papa, que parte hoje de Cuba para a sua primeira visita de sempre aos Estados Unidos, disse a última missa da parte cubana da sua viagem na basílica dedicada a Nossa Senhora da Caridade de El Cobre, a santa padroeira da ilha -- uma Virgem Maria miscigenada que simboliza as suas raízes espanholas e africanas entrecruzadas.

Francisco louvou Maria como a personificação de "uma revolução de ternura", e instou os cubanos a seguirem o seu exemplo "para construírem pontes, deitar abaixo muros, plantar sementes de reconciliação", em comentários que pareciam aludir à recente reconciliação que ajudou a iniciar entre Cuba e os Estados Unidos.

"A alma do povo cubano foi forjada pelo sofrimento e pela privação que não conseguiram suprimir a fé, essa fé que foi mantida viva graças a todas aquelas avós que acolheram, na vida quotidiana dos seus lares, a presença viva de Deus".

O argentino de 78 anos, o primeiro papa latino-americano, iria em seguida encontrar-se com famílias e abençoar aquela cidade do sudeste, a segunda maior do país, antes de partir para Washington.

Lusa

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    A situação económica e financeira foi o tema escolhido pelo Governo, mas a polémica da descida da Taxa Social Única dominará certamente a discussão na Assembleia da República. Veja aqui em direto e participe no Minuto a Minuto Parlamento Global/SIC.

    Direto

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.