sicnot

Perfil

Mundo

Presidente da Comissão Europeia fecha porta à independência unilateral da Catalunha

O Presidente da Comissão Europeia fechou a porta à independência unilateral da Catalunha. Jean-Claude Juncker insistiu hoje que o território de um Estado membro da União Europeia não pode alterar-se por uma decisão do parlamento autonómico que contrarie a Constituição desse país.

© Albert Gea / Reuters

A plataforma Juntos pelo Sim, do presidente da Catalunha, Artur Mas, garante que se obtiver maioria absoluta nas eleições de domingo vai iniciar um processo de independência no prazo de 18 meses.

Vários especialistas em Direito Europeu e líderes europeus têm alertado que se o "sim" pela independência ganhar nas próximas eleições, a Catalunha abandonaria a União europeia, o Espaço Schengen e os mecanismos do euro.

  • Economia portuguesa a crescer
    2:26
  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Embaixador do Bangladesh pede ajuda aos portugueses no caso dos rohingya

    Mundo

    O embaixador do Bangladesh em Lisboa pediu esta sexta-feira aos portugueses que ajudem a resolver o problema dos rohingya. Desde o final de agosto, mais de 400 mil pessoas desta minoria muçulmana fugiram de Myanmar, a antiga Birmânia. O Bangladesh já tinha acolhido outros 400 mil refugiados e vê-se agora a braços com esta crise migratória. Pede por isso a Portugal que pressione Myanmar para aceitar de volta e em segurança os rohingya.