sicnot

Perfil

Mundo

Presidente da Comissão Europeia fecha porta à independência unilateral da Catalunha

O Presidente da Comissão Europeia fechou a porta à independência unilateral da Catalunha. Jean-Claude Juncker insistiu hoje que o território de um Estado membro da União Europeia não pode alterar-se por uma decisão do parlamento autonómico que contrarie a Constituição desse país.

© Albert Gea / Reuters

A plataforma Juntos pelo Sim, do presidente da Catalunha, Artur Mas, garante que se obtiver maioria absoluta nas eleições de domingo vai iniciar um processo de independência no prazo de 18 meses.

Vários especialistas em Direito Europeu e líderes europeus têm alertado que se o "sim" pela independência ganhar nas próximas eleições, a Catalunha abandonaria a União europeia, o Espaço Schengen e os mecanismos do euro.

  • Famílias das vítimas de Pedrógão criam associação para apurar responsabilidades
    2:13
  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15