sicnot

Perfil

Mundo

Presidente da Comissão Europeia fecha porta à independência unilateral da Catalunha

O Presidente da Comissão Europeia fechou a porta à independência unilateral da Catalunha. Jean-Claude Juncker insistiu hoje que o território de um Estado membro da União Europeia não pode alterar-se por uma decisão do parlamento autonómico que contrarie a Constituição desse país.

© Albert Gea / Reuters

A plataforma Juntos pelo Sim, do presidente da Catalunha, Artur Mas, garante que se obtiver maioria absoluta nas eleições de domingo vai iniciar um processo de independência no prazo de 18 meses.

Vários especialistas em Direito Europeu e líderes europeus têm alertado que se o "sim" pela independência ganhar nas próximas eleições, a Catalunha abandonaria a União europeia, o Espaço Schengen e os mecanismos do euro.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.