sicnot

Perfil

Mundo

Rins criados em laboratório funcionam em animais

Rins produzidos em laboratório com células estaminais de porco e de rato e transplantados para estes animais, funcionaram perfeitamente produzindo urina e passando-a para a bexiga tal e qual como rins normais.

© Jason Reed / Reuters

Um dos grandes problemas dos rins artificiais tem sido a passagem da urina para a bexiga. A equipa de cientistas da Jikei University School of Medicine em Tóquio conseguiu ultrapassar esta dificuldade produzindo também com as células estaminais um "tubo extra de drenagem" - uréter.

O rim e o uréter artificais foram então transplantados para um rato. Quando fizeram a ligação entre o órgão artificial e a bexiga do rato, funcionou perfeitamente. Oito semanas após o transplante, todo o sistema continuava a funcionar bem.

Os cientistas repetiram o processo com um mamífero maior - um porco - e obtiveram os mesmos bons resultados, explicados na revista científica PNAS.

Embora esteja ainda longe este tipo de experiência em seres humanos, esta investigação é um grande avanço para a criação de órgãos artificiais em laboratório que possam ser transplantados para as pessoas.

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37
  • Trump e Netanyahu discutiram "ameaças que o Irão coloca"

    Mundo

    O novo Presidente norte-americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, debateram "as ameaças que o Irão coloca" e concordaram que a paz israelo-palestiniana só pode ser "negociada diretamente", anunciou este domingo a Casa Branca.