sicnot

Perfil

Mundo

Rins criados em laboratório funcionam em animais

Rins produzidos em laboratório com células estaminais de porco e de rato e transplantados para estes animais, funcionaram perfeitamente produzindo urina e passando-a para a bexiga tal e qual como rins normais.

© Jason Reed / Reuters

Um dos grandes problemas dos rins artificiais tem sido a passagem da urina para a bexiga. A equipa de cientistas da Jikei University School of Medicine em Tóquio conseguiu ultrapassar esta dificuldade produzindo também com as células estaminais um "tubo extra de drenagem" - uréter.

O rim e o uréter artificais foram então transplantados para um rato. Quando fizeram a ligação entre o órgão artificial e a bexiga do rato, funcionou perfeitamente. Oito semanas após o transplante, todo o sistema continuava a funcionar bem.

Os cientistas repetiram o processo com um mamífero maior - um porco - e obtiveram os mesmos bons resultados, explicados na revista científica PNAS.

Embora esteja ainda longe este tipo de experiência em seres humanos, esta investigação é um grande avanço para a criação de órgãos artificiais em laboratório que possam ser transplantados para as pessoas.

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John Mccain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06
  • Menos casos de sida em Portugal
    1:44