sicnot

Perfil

Mundo

Governo colombiano e FARC acordam amnistia e entrega de armas

O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) anunciaram na noite de quarta-feira um importante acordo sobre justiça, considerado decisivo para avançar para a paz entre as partes.

© John Vizcaino / Reuters

A leitura do comunicado do acordo foi feita na presença das delegações das duas partes, dirigidas pelo Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e pelo líder máximo das FARC, Rodrigo Londoño Echeverri, também conhecido como Timochenko.

O acordo prevê a criação de um tribunal especial para a paz, anunciaram hoje em Havana representantes dos países garantes, Cuba y Noruega, das negociações que têm decorrido na capital cubana.

O Estado colombiano vai conceder uma amnistia "o mais ampla possível" aos delitos políticos, ficando de fora os crimes que na legislação colombiana estejam tipificados como sendo de lesa-humanidade, genocídio ou graves crimes de guerra.

O acordo contempla ainda a entrega das armas pelas FARC num prazo de 60 dias.

Santos já afirmou que o acordo de paz vai ser assinado no máximo "dentro de seis meses".

Lusa

  • Palestina anuncia congelamento total das relações com Israel

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, anunciou hoje o "congelamento de relações" com Israel "a todos os níveis", quando cresce a tensão entre as partes devido ao reforço de segurança promovido pelos israelitas na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém.

  • Da alta finança à Casa Branca - as mudanças na comunicação de Trump
    1:22
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.