sicnot

Perfil

Mundo

Líderes da UE reúnem-se em Bruxelas em cimeira de emergência

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se hoje em Bruxelas numa cimeira extraordinária para debater soluções para a maior crise migratória registada na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Gyorgy Varga


Depois do acordo sobre a distribuição de 120.000 refugiados adotado na terça-feira apesar da oposição de países do leste europeu, os dirigentes europeus deverão hoje, a partir das 16:00 locais (15:00 de Lisboa), esforçar-se por atacar as raízes do drama dos migrantes e propor soluções conjuntas.

Antes da cimeira de emergência, a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, participam, pelas 13:00 locais (12:00 em Lisboa), numa reunião do grupo do Partido Popular Europeu (PPE, direita) no Parlamento Europeu.

Esta cimeira europeia, centrada na ajuda a fornecer a países terceiros para deter o fluxo de requerentes de asilo, é classificada pelo Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) como "a última oportunidade".

Os mais recentes números fornecidos pela Organização Internacional das Migrações (OIM), divulgados na terça-feira em Genebra, apontam para a existência de 467.153 migrantes e refugiados chegados à Europa desde o início do ano após travessia do mar Mediterrâneo e 2.870 mortos ou desaparecidos.

À Grécia, chegaram este ano 336.968 (cerca de 175.000 são sírios e 50.000 afegãos) e na Itália entraram 127.266 (cerca de 30.000 procedentes da Eritreia, 15.000 da Nigéria e 6.000 da Síria).

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.