sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 51 mil pessoas detidas em operação policial na China

Mais de 51 mil pessoas foram detidas nos últimos três meses numa operação policial contra as tríades, grupos criminosos organizados na China, realizada em Hong Kong, Macau e Cantão, anunciou hoje a polícia da antiga colónia britânica.

© Aly Song / Reuters

O maior número de detenções ocorreu em Cantão, província que faz fronteira com Hong Kong, onde foram detidas mais de 42 mil pessoas na operação, que terminou há uma semana, disse em conferência de imprensa o chefe do departamento de luta contra a delinquência e as tríades, Au Chin-Chau.

Em Macau, o número de detenções rondou as quatro mil e foram apreendidas drogas e armas.

Outras 4.343 pessoas, entre as quais 1.177 originárias da China continental, foram detidas em Hong Kong, tendo sido apreendido pelas autoridades mais de um milhão de dólares (cerca de 895 mil euros) em dinheiro, drogas e contrabando.

Em Hong Kong, a polícia interveio em mais de 7.500 locais, incluindo salões de jogos, bares de alterne e casas particulares.

A polícia de Hong Kong montou vários dispositivos contra os negócios de empréstimos, que resultou no registo de 25 empresas legais que ofereciam os seus serviços em troca de taxas de juro exorbitantes.

Durante esta operação, que Au Chin-Chau referiu ter tido êxito, sobretudo pela detenção de altos membros das tríades, sendo que a polícia bloqueou em contas mais de 2,7 milhões de dólares (2,4 milhões de euros).

A operação, batizada de "Rayo 15", aconteceu entre 15 de junho a 18 de setembro.

Este tipo de colaborações entre as polícias da China continental, Macau e Hong Kong (as duas últimas são regiões autónomas) acontece desde 2000 e geralmente duram um mês.

No entanto, a operação conjunta foi suspensa no ano passado devido aos protestos pela democracia que aconteceram em Hong Kong, o que motivou as autoridades policiais a prolongarem a colaboração por três meses.

As autoridades chinesas anunciaram hoje que a operação acabou com 19 grupos organizados, confiscou só na parte continental mais de uma centena de armas de fogo e 2.131 quilos de narcóticos.

Lusa

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • A história de um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo
    5:52

    Desporto

    Um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo não perdeu a oportunidade de se deslocar à Madeira, para conhecer o ídolo e o local onde Cristiano nasceu e cresceu. Lucas Mendes é brasileiro, tem apenas 23 anos e criou a página de fãs de Ronaldo mais seguida no Brasil.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.